Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua te ajuda a planejar todas as etapas de sua viagem, desde a tirar passaporte até o que fazer em diversos lugares. Dicas de Viagem e Roteiros

Viagens de motorhome e trailers cresce no Brasil. Veja como planejar

Viagens de motorhome e trailers vêm crescendo no Brasil lary di lua
Foto de Matheus Bertelli no Pexels

Muito comum nos Estados Unidos e na Europa, o interesse por viagens de motorhome e trailers tem crescido também no Brasil, principalmente após a pandemia do novo coronavírus.

Por proporcionar um isolamento maior, em relação à hospedagem e ao meio de transporte coletivo (avião, trem ou ônibus), esse tipo de viagem se encaixa no “novo normal” e tem vários benefícios. Confira a seguir:

Benefícios das viagens de motorhome ou trailers 

Uma viagem de motorhome ou trailer (conhecidos como veículos recreativos) tem inúmeros benefícios, mas o principal é poder sair para conhecer o mundo com a “casa” nas costas.

Ter a cama, fogão, geladeira, água e até banheiro, permite que o viajante caia na estrada sem precisar passar por aeroportos, rodoviárias ou hotéis sem abrir mão do conforto.

Por mais espaçoso que um carro seja, ele não possibilita tanta comodidade como uma viagem de motorhome, por exemplo.

Além disso, o tempo que gastamos fazendo check-in ou esperando o avião, pode ser utilizado para conhecer mais lugares e aproveitar a viagem.

Viagens de motorhome e trailers vêm crescendo no Brasil
Foto de Alex Azabache no Pexels

Ademais, as viagens de motorhome ou trailer ainda permitem uma flexibilidade maior para mudar o destino sempre que necessário. Caso você não goste muito da cidade onde decidiu ficar, ou o clima não esteja tão bom para aproveitar a praia, por exemplo, é só seguir viagem. Enfim, esse tipo de viagem é sinônimo de liberdade, independência e conforto.

Diferença entre motorhome e trailers

Enquanto o motorhome é maior e espaçoso, ele ainda pode ser utilizado em movimento. Já o trailer, que é acoplado à um veículo, só pode ser utilizado parado.

Assim, o lado negativo do último é precisar parar sempre que for fazer uma refeição ou descansar. Por outro lado, você pode deixá-lo estacionado, enquanto conhece a cidade ou o local de carro.

Como planejar viagens de motorhome?

Mas antes de cair na estrada com o motorhome, que pode ser alugado ou próprio, é necessário fazer um planejamento prévio, com um pequeno roteiro de onde parar ou estacionar o veículo, por exemplo.

Mesmo que você mude o destino no caminho, é bom ter uma noção das cidade por onde passará, quanto dia ficar em cada uma. Aqui no blog tem um post completo sobre roteiro e vários sobre planejamento de viagem, confira.

1. Qual carteira de motorista preciso ter?

Desde 2011 é possível dirigir motorhomes com a CNH tipo B, com restrição de lotação máxima de oito lugares, já contando com o motorista, e peso bruto de 3.500kg.

2. Onde estacionar o veículo?

Nos Estados Unidos, por exemplo, é comum ter estacionamentos específicos para motorhome. Muitos deles possui lugares para esvaziar a caixa de detritos (água suja da cozinha e do banheiro), bem como energia elétrica para conectar o veículo.

Ainda assim, apesar de ser uma tendência nova no Brasil, há campings e postos de gasolina que dispõe do serviço. No entanto, encontrar campings que aceitem motorhomes pode ser complicado em algumas localidades.

Por isso, antes de cair na estrada, faça um roteiro listando os lugares que pretende visitar e se há campings nesses lugares.

Entre em contato para confirmar se é permitido ou se existe espaço para estacionar o motorhome.

3. Quanto custa?

Você pode comprar um motorhome pronto, restaurar, alugar ou ainda montar o seu do zero. Na Olx existe diversas ofertas de motorhome a partir de R$35000,00 (trinta e cinco mil).

Nos Estados Unidos é possível alugar um motorhome para até sete pessoas por $30, normalmente.

Já no Brasil, o aluguel do veículo que acomoda 2 adultos + 1 criança  para 14 diárias, custa R$ 9.636,00, incluso 6000km de franquia, seguro por diária e taxa de limpeza (pesquisa feita na Vandão Motorhome). 

Além disso, é preciso levar em consideração:

  • Valor do camping;
  • Gastos com combustível;
  • Valores de pedágios; e
  • Manutenção do veículo.

Canais e perfis no instagram sobre viagens de motorhome e trailers para acompanhar 

Estacionamento do Gleanings for The Hungry

Eu sempre tive muito interesse nesse tipo de viagem, principalmente depois de ter visto vários motorhomes durante minha viagem à Califórnia.

Ademais, era bem comum pessoas chegarem no Gleanings for the Hungry, onde fiz meu voluntariado, nesse tipo de veículo. Havia um casal que tinha ido para lá do Canadá, com seus três netos.

Atualmente tenho acompanhado as viagens de trailer da Mari Vidigal, do blog Ideias na Mala. Ela mora em San Francisco e, juntamente com o marido e os filhos, têm viajado pelos parques da Califórnia de trailer e mostrado em seu instagram.

Recentemente comecei a acompanhar pelo Instagram, @getoutsidebr, o Ale e a Duda, que viajam em uma Van.

Outras canais para acompanhar:

E você, sonha em fazer esse uma viagem de motorhome? Já fez? comente aqui

2 comentários em “Viagens de motorhome e trailers cresce no Brasil. Veja como planejar

  1. Oi Lary! Aqui é a Duda, do GetOutside. Obrigada por mencionar a gente no post e acompanhar nossa aventura. Adoramos. Beijo grande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo