Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua inspira você a viajar mais e a viver experiências transformadoras, por meio de planejamento de viagens, história e dicas de lugares e de Goiânia

Cinco destinos com cachoeiras em Goiás que você precisa conhecer

Cinco destinos com cachoeiras em Goiás lary di lua
Cachoeira da Abóbora, Foto Reprodução: José Roberto Custódio | Trilhando Montanhas

Com águas cristalinas, grandes quedas d’água, trilhas e em meio de grutas, há cachoeiras para todos os gostos em Goiás. 

O estado está bem no Planalto Central Brasileiro, fazendo com que seja cercado por chapadas, planaltos, depressões e vales. Além disso, aqui também é banhado por diversos rios e bacias hidrográficas, como a do Rio do Rio Paraná, do Tocantins, do Rio Araguaia e do Rio São Francisco. Logo, o estado é rico em cachoeiras e belezas naturais. Confira cinco destinos com cachoeiras para você conhecer em Goiás após a pandemia.

Cinco destinos com cachoeiras em Goiás 

Caiapônia

O primeiro destino da lista é Caiapônia, a 318 km de Goiânia. Cercada por serras, grutas e nascentes de importantes rios, ela é um verdadeiro paraíso ecológico do sudoeste goiano.

A Cachoeira da Jalapa, que conta com um ótimo poço para banho e da Samambaia, com uma queda de 54m, são as principais da cidade. Ademais, não deixe de conhecer a Cachoeira do Sereno, Cachoeira da Abóbora, Cachoeira do Rio Verdão, Cachoeira do Rio Bonito, Cachoeira da Santa Márcia, a Cachoeira do Pântano, entre outras.

Formosa

Com cachoeiras, cavernas e até sítios arqueológicos, Formosa, no nordeste goiano, é uma das cidades de Goiás com um potencial ecoturístico bem grande. As principais cachoeiras são a do Indaiá, que tem uma queda de 15m de altura e a do Véu de Noiva, com uma queda de 30m. No entanto, a Cachoeira do Bisnau, com 100m de altura e um poço verde em sua base, tem se tornado bastante popular. Além disso, é em Formosa que fica o famoso Salto do Itiquira, a oitava maior queda do Brasil (168m).

 A cidade está localizada a 282km de Goiânia e a 80km de Brasília/DF. Portanto, é um ótimo destino bate e volta para quem mora na capital brasiliense.

Mambaí

Cinco destinos com cachoeiras em Goiás lary di lua

Um pouco mais distante da capital (530km), Mambaí é uma cidade já na fronteira com a Bahia. Por suas belezas naturais, que incluí não só cachoeiras, mas também cavernas, nos últimos anos têm atraído muitos viajantes em busca de aventura e natureza.

A cidade está situada na Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Vermelho. A Área ainda abrange os municípios de Buritinópolis, Damianópolis e Posse. Dessa forma, entre as principais atrações da cidade, está a Cachoeira e Lapa do Funil, formada pela queda d’água do Rio Venturas em uma caverna. Outra cachoeira que merece a visita é o Poço Azul, entre Damianópolis e Buritinópolis. O local além de lindo, com suas águas verde esmeraldas, ainda é ótimo para banho.

Mineiros

Cinco destinos com cachoeiras em Goiás lary di lua
Cachoeira Dois Saltos, Foto Reprodução: Goiás Turismo

Mineiros, no sudoeste goiano, está situado na Serra dos Caiapós, em uma das maiores altitudes do estado, que varia de 700 a 1100m. Além disso, o Parque Nacional das Emas, uma das mais importantes Unidades de Conservação do Cerrado, abrange o município.

Há inúmeras nascentes d’água em Mineiros, a 420km de Goiânia, fazendo com que existam aproximadamente 120 cachoeiras em seu entorno, entre elas a do Sucuri, Dois Saltos e a da Pinguela.

Piranhas

É em Piranhas, a 320km de Goiânia, que está a segunda maior cachoeira de Goiás, o Salto de São Domingos, com 96m. A cidade tem um grande potencial para o ecoturismo devido ser cercada por rios e cachoeiras.

Além do Salto, outra importante atração de Piranhas é a Cachoeira Três Tombos, que une três quedas d’água e formam uma grande cascata. Além disso, há ainda a Cachoeira do Corgão, Paraíso, Três Barras, Piancó, Alvorada, Garimpo e do Macaco.

Cinco destinos com cachoeiras em Goiás lary di lua
Salto São Domingos, Foto Reprodução: Curta Mais

Quando conhecer as cachoeiras de Goiás?

Goiás tem duas estações bem definidas: uma chuvosa que vai de outubro a abril e outra seca, que vai de maio a setembro. Assim, na seca não há risco de chuva, mas algumas cachoeiras podem estar com o nível de água bem baixo. Já no período chuvoso, você pode enfrentar uma tromba d’água, principalmente na Chapada dos Veadeiros.

Desta forma o período ideal para conhecer as cachoeiras de Goiás é entre abril e julho, pois o nível d’água ainda está alto e as chuvas diminuindo.

Você já conhece algumas dessas cidades? Comente aqui:

Criei um grupo no Facebook para trocarmos ideias sobre lugares e dicas de viagens em Goiás, participem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo