Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua inspira você a viajar mais e a viver experiências transformadoras, por meio de planejamento de viagens, história e dicas de lugares e de Goiânia

Curiosidade: Você conhece a origem do chocolate ?

conheça a origem do chocolate lary di lua

Com todo o clima de Páscoa fica até difícil não falar dele, mas você sabe a origem do chocolate? Mesmo o doce não tendo nada a ver com o significado real da comemoração, o mercado consumidor criou e aprovou a ligação dos dois e assim é até hoje.

Origem do Chocolate

Não é de hoje que o chocolate faz a cabeça das pessoas, desde o século VI a.C. as bebidas achocolatadas já estavam presentes na vida delas. De acordo com registros, o consumo de cacau teve origem com os Maias, em meados de 1500 a.C. Já os Astecas produziam uma bebida triturando amêndoa do cacau com milho, pimenta, baunilha e canela, o xocatl, que tinha grande valor energético, sustentando um guerreiro asteca por dias. Para a civilização asteca, a árvore, nativa de florestas tropicais, era sagrada.

Nessa época, as sementes de cacau eram utilizadas como uma espécie de dinheiro. A especiaria continuou sendo utilizada como dinheiro até meados do século XIX, quando a propriedade das árvores de cacau era fiscalizada e controlada pelo governo.  

No século XVI, os conquistadores e missionários espanhóis que estavam na América do Sul, aderiram o consumo do chocolate. Nessa época foram criadas as primeiras chocolateiras (recipientes para guardar a bebida) pelos colonos espanhóis no México.  

Na sociedade de Chiapas/México ( início do século XVII), o chocolate era um item considerado sagrado e, portanto, servido em cerimônias religiosas. O sucesso do chocolate se espalhou por toda a Corte Européia, conquistando a todos que experimentavam a bebida.

Chocolate no século XX

Já no início do século XX, o chocolate ganha propriedades medicinais, sendo reconhecido como fortificante e ficando mais acessível a todos. Torna-se então produto comercial e ajuda a combater as bebidas alcoólicas.  

Ao longo dos séculos XIX e XX, o chocolate atingiu elevados níveis de qualidade em função dos diversos aprimoramentos realizados. No entanto, os preços caíram atingindo setores maiores da população e aumentando o consumo. A partir da segunda metade do século XIX surgiram os primeiros “empresários do cacau”, principalmente no Brasil (saiba mais). Entre esses destacaram-se membros das famílias Hershey, Caldbury, Fry, Rowntree, Cailler, Suchard, Peter, Nestlé, Lindt e Toble. Henri Nestlé, fundador da chocolates Nestlé, foi um dos criadores, juntamente com Daniel Peter, do chocolate ao leite

Em 1819, foi construída em Paris, pelo químico francês Pierre Pelletier, a primeira fábrica que utilizava o vapor no seu processo de fabricação. No mesmo ano, François-Louis Cailler fundava em Vevey a primeira fábrica suíça de chocolate. Em 1831, Charles-Amédée Kholer estabelecia outra fábrica em Lausanne, também na Suíça.

Em 1828 o chocolateiro holandês Coenraad J. van Houten patenteou um método de retirada da gordura das sementes torradas, fabricando, assim, o cacau em pó. Depois, tratou esse pó com sais, como carbonatos de potássio ou de sódio, para facilitar sua mistura na água. O produto final tinha uma cor escura e um gosto suave. O cacau em pó tornou possível a fabricação do chocolate sólido.

Primeiras fábricas

Em 1849, o inglês Joseph Fry produziu a primeira barra de chocolate comestível. Além disso, nesse mesmo período foram desenvolvidos vários processos que contribuíram para criar o chocolate como é conhecido atualmente. Em 1879, Daniel Peter, chocolateiro suíço, teve a ideia de usar leite condensado, inventado pelo químico Henri Nestlé em 1867, para fazer o chocolate ao leite. Nesse mesmo ano Rodolphe Lindt inventou um processo para melhorar a qualidade dos bombons de chocolate.

A primeira fábrica de chocolates foi construída em 1870, pelo frânces Émile Menier. Ele visava melhorar a qualidade do produto já existente e reduzir seu preço de custo, e assim democratizar a especiaria antes restrita às classes mais altas.

No final do século XX, o chocolate já havia invadido e conquistado os quatro cantos do mundo, sendo a China o último país a se entregar aos encantos da delícia de cacau.

3 comentários em “Curiosidade: Você conhece a origem do chocolate ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo