Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua inspira você a viajar mais e a viver experiências transformadoras, por meio de planejamento de viagens, história e dicas de lugares e de Goiânia

Três praias do Ceará para conhecer saindo de Fortaleza

Praias ceara morro branco lary di lua

Com mais de 570 km de praias e sol a maior parte do ano, o Ceará é um dos estados mais visitados pelos turistas. De acordo com dados do Ministério do Turismo, em 2018, foi o terceiro estado que mais recebeu turistas estrangeiros, atrás de Pernambuco e Minas Gerais. Jangadas no mar de água morna, praia de areia branca, dunas e falésias compõe a paisagem das praias cearenses.

Praias do Ceará

Quem viaja para Fortaleza, capital do estado, de carro pode aproveitar para fazer um bate e volta ou incluir praias da Rota do Sol Poente ou da Costa do Sol Nascente no roteiro.

A Rota do Sol Poente, litoral Oeste, começa em Iparana e vai até a divisa com o Piauí. As praias mais famosas da Rota são: Cumbuco, Fleixeiras, Jericoacoara e Mangue Seco. Já a Costa do Sol Nascente, litoral leste, inicia em Porto das Dunas e vai até o Rio Grande do Norte. Entre as praias mais conhecidas estão Prainha,  Morro Branco e Canoa Quebrada.

Cumbuco

A 30km de Fortaleza, a Praia de Cumbuco fica em Caucaia, numa antiga vila de pescadores. Ela é cercada por dunas alta e íngremes, que chegam a 40m de altura. Dessa forma, não deixe de fazer os passeios de buggy pelas dunas de cumbuco e descer no sky-bunda na Lagoa do Cauípe.

A faixa de areia é bem extensa e é uma praia com boa infraestrutura, como restaurantes, banheiros e serviços. As águas tranquilas, mas com ventos fortes, possibilitam a prática de esportes aquáticos como windsurf.

Morro Branco

A praia de Morro Branco está localizada em Beberibe, a 77km de Fortaleza. E é uma das praias mais bonitas do Ceará que eu já fui. O azul do mar contrasta com as falésias coloridas de até 12 cores, labirintos, grutas e fontes de água doce. Além disso, jangadas de pescadores em alto mar compõe a paisagem local. Já assistiu o filme “O Noviço Rebelde”, dirigido e estrelado pelo Renato Aragão?, então, algumas cenas da caça ao tesouro foram filmadas na praia de Morro Branco e na praia das Fontes.

Falésias são grandes paredões rochosos encontrados no litoral. Eles são formados pela ação da água do mar e de chuvas, que vai esculpida sua forma ao longo dos anos.

Canoa Quebrada/CE

Reprodução Brasil Tropical

Localizada Costa do Sol Nascente, Canoa Quebrada é uma praia de Aracati (a 150km de Fortaleza) e já foi considerada a 5ª praia mais conhecida do mundo. Dunas e falésias avermelhadas são as principais características da praia, descoberta na década de 60 por cineastas franceses da “Nouvelle Vague” (movimento artístico do cinema). Na década de 70, a praia recebeu muitos hippies e estrangeiros encantados com a comunidade rústica e acolhedora.

O símbolo característico da praia, uma lua e uma estrela, está esculpido nas falésias. De acordo com a tradição local, os franceses trabalhavam duro durante o dia, mas se entregavam a diversão à noite, por isso os astros como símbolo. Todavia, uma outra versão conta que na equipe de filmagem havia um islâmico, que sentindo remorsos pelas farras mandou esculpir nas falésias a lua a estrela, como forma de ter o perdão de Alá.

A noite aproveite para passear pela Broadway, famosa rua da vila que é cheia de lojas de lembrancinhas, bares e restaurantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo