Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua inspira você a viajar mais e a viver experiências transformadoras, por meio de planejamento de viagens, história e dicas de lugares e de Goiânia

Onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros: Cavalcante ou Alto Paraíso

onde se hospedar na chapada dos veadeiros lary di lua

Qual cidade montar base? ou onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros? são as dúvidas que mais recebo no meu Instagram. Contudo essa decisão é muito pessoal e depender muito do seu roteiro. Todavia, se você vai de carro e poderá se locomover facilmente ou se vai de ônibus também influencia na escolha da cidade.

Onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros

onde se hospedar na chapada dos veadeiros lary di lua

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ocupa uma área de aproximadamente 65.500 hectares de cerrado de altitude, dos quais aproximadamente 60% ficam em Cavalcante e os demais 40% em Alto Paraíso de Goiás. O parque ainda abrange os municípios de Colinas do Sul, Teresinha de Goiás e São João da Aliança. 

Desse modo, para decidir onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros minha dica é pesquisar e pensar quais atrativos você deseja conhecer. Faça seu roteiro primeiro e só depois escolha onde montará base. Além disso, é preciso levar em consideração se sua viagem será feita de carro ou de ônibus.

Alto Paraíso

Alto Paraíso, a 230 km de Brasília e 412 km de Goiânia, é a principal base para quem quer conhecer a Chapada dos Veadeiros. A cidade conta com uma boa infraestrutura turística, com muitas pousadas, bares, restaurantes, bancos, caixas eletrônicos, lojas de lembrancinhas, farmácias, supermercados, entre outros. Além disso, a cidade possui uma variedade de centros holísticos, terapeutas e diversos tratamentos esotéricos, fazendo com que seja referência no turismo esotérico do Brasil. 

A hospedagem na cidade é indicada para quem está viajando de carro e quer ter mais opções de restaurantes. Além disso, é uma ótima escolha para quem pretende visitar cachoeiras mais distantes e que não fazem parte do circuito do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, como a Cachoeira São Bento,   Cachoeira dos Cristais, Cachoeira Almécegas I e II, Catarata dos Couros, entre outros.

Quem opta ficar na cidade e está de carro, pode se locomover facilmente para São Jorge.

Vila de São Jorge

São Jorge é uma vila rústica, de ruas de terra batida e com construções simples. Ela foi fundada por garimpeiros em busca de quartzo, entre 1940 e 1950. Com menos de 1000 habitantes, a vila possui pousadas, restaurantes, bares e lojas de artesanato, mas não oferece tanta estrutura quando Alto Paraíso. Não há banco ou caixa eletrônico na Vila, por exemplo.

Primeira vez que fui à São Jorge, em 2013

Eu sempre recomendo ficar em São Jorge quem viaja sozinho, de ônibus, ou pessoas que querem economizar (até antes do fechamento do Parque por conta da pandemia, a entrada era gratuita) e ficar perto do Parque, cuja entrada está a 700m do povoado.

É em São Jorge que fica o Vale da Lua, a Cachoeira do Abismo e a Janela do Céu. Na vila também é super fácil encontrar guias e locomoções para ir em lugares próximos, mas que não dá para ir a pé, como a Cachoeira Raizama ou a dos Anjos. 

O Thiago e a Laís, do blog Casal só Viagem, produziram um Guia Online da Chapada dos Veadeiros com informações completas sobre mais de 30 atrativos naturais, inclusive com links para rota no Google Maps, mapas, tabela de custos e informações de guias locais, veja.

Cavalcante

Localizada a 320km de Brasília e 500km de Goiânia, Cavalcante está ao norte da Chapada dos Veadeiros e abriga duas comunidade kalungas, a Povoado Engenho e Vão do Moleque. E, apesar de não possuir acesso ao Parque Nacional, abriga cerca de 60% da área total dele. 

Imagem reprodução: PUC GO

Entre as principais atrações estão a Cachoeira Santa Bárbara, conhecida por suas águas azuis, a Cachoeira Capivara, Ponte de Pedra e da Fazenda Veredas. Além disso, fica a 30km da Cachoeira Poço Encantado, em Teresina de Goiás.

Cavalcante tem menos estrutura que Alto Paraíso e sugiro que se você tiver ao menos oito dias na Chapada dos Veadeiros, se hospede nas duas, contemplando, assim, atrações das duas cidades.

Você já esteve na Chapada dos Veadeiros, o que achou?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo