Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua te ajuda a planejar todas as etapas de sua viagem, desde a tirar passaporte até o que fazer em diversos lugares. Dicas de Viagem e Roteiros

Tudo o que você precisa saber sobre o ônibus turístico de Curitiba

Estive na capital paranaense nesta última semana de julho e, entre outras coisas, fiz o passeio de ônibus turístico de Curitiba. A linha passa nos principais atrativos da cidade e é uma opção prática e é recomendada para quem deseja conhecer muitas coisas ou tem poucos dias de viagem.

ônibus turístico de Curitiba lary di lua
Ópera de Arame

Os ônibus, que podem ser de dois andares ou não, passam em diversos pontos da capital, facilitando a vida do turista. Além disso, eles funcionam 24h.

Se você quer saber mais sobre esse passeio, continue lendo este post.

O que é o ônibus turístico de Curitiba?

O ônibus turístico de Curitiba é uma linha especial que circula pelos principais pontos turísticos da cidade, como o Parque Tanguá, Jardim Botânico, Ópera de Arame, Parque Barigui, entre outros. Dessa forma, é possível conhecer vários lugares pagando apenas uma vez e de forma fácil e prática.

Como funciona, horários e valores

Essa linha especial funciona de terça a domingo, iniciando às 08h30 na Rua 24h e com a última saída às 17h30. No entanto, se você tiver nas últimas paradas, como no Parque Tanguá, consegue pegar ele até umas 19h30. Confira o horário certinho aqui

Os ônibus saem de 30 em 30 minutos durante a semana e de 15 em 15 minutos aos sábados e domingos. Dessa forma, você consegue visitar vários lugares ao longo do dia. 

Para fazer o passeio, basta comprar o cartão, que é vendido dentro do veículo (dinheiro ou cartão). Ele custa R$50 e vale por 24h (crianças até 5 anos não pagam). Assim, é possível começar o passeio por volta de 12h e finalizar no dia seguinte, que foi o que fiz e explico mais abaixo.

Qual é a Rota do ônibus turístico de Curitiba?

A linha especial passa por 26 pontos importantes da cidade, começando na Rua 24h, no Centro e finaliza na Rua das Flores, também no Centro. Veja a seguir todas as paradas do ônibus turístico de Curitiba:

1 – Rua 24 Horas

2 – Praça Rui Barbosa

3 – Museu Ferroviário

4 – Teatro Paiol

5 – Jardim Botânico

6 – Mercado Municipal

7 – Teatro Guaíra

8 – Paço da Liberdade

9 – Passeio Público/Memorial Árabe

10 – Centro Cívico

11 – Bosque João Paulo II/Memorial Polonês

12 – Museu Oscar Niemeyer

13 – Bosque Alemão

14 – Bosque Zaninelli/Unilivre

15 – Parque São Lourenço

16 – Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski

17 – Parque Tanguá

18 – Parque Tingui

19 – Memorial Ucraniano 

20 – Portal Italiano

21 – Santa Felicidade

22 – Parque Barigui

23 – Torre Panorâmica

24 – Setor Histórico

25 – Praça Tiradentes/Catedral

26 – Rua das Flores

O mais indicado é que você já tenha em mente em quais lugares irá descer e quanto tempo vai ficar em cada um dos atrativos. Afinal, são 26 lugares e não dá para conhecer tudo em uma única vez. Primeiro porque a maioria dos parques são enormes e você vai querer dar ao menos uma voltinha. Além disso, leve em consideração o trânsito da cidade, que pode estar congestionado em alguns lugares e dias.

Portanto, faça o roteiro da viagem, mesmo que básico, para você não perder as principais atrações e se organizar em relação aos dias de funcionamento e valores. Existe a cobrança de ingresso em alguns lugares, como o Museu Oscar Niemeyer (MON) e a Ópera de Arame.

ônibus turístico de Curitiba lary di lua
Parque Tanguá

Como foi minha experiência ?

Eu adorei fazer esse passeio e aproveitei ao máximo, porém deu algumas bobeiras e que atrapalharam eu conhecer todos os lugares que tinha planejado hahaha.

Bom, eu havia me programado para andar no ônibus turístico de Curitiba no domingo, 24 de julho e descer nos seguintes pontos:

Jardim Botânico

Bosque do Papa 

Bosque Alemão

Ópera de Arame 

Parque Tanguá 

Memorial Ucraniano

Torre Panorâmica

No entanto, como o cartão vale por 24h, decidi fazer um pouco do passeio no sábado e finalizar no domingo. Assim, eu fiz. Peguei o ônibus no Setor Histórico (parada 24) por volta das 15h com a pretensão de descer no Jardim Botânico, Ópera de Arame e Parque Tanguá. 

Contudo, por causa do trânsito em alguns lugares, o veículo levou 1h30 para chegar até o Jardim Botânico (parada 5), que estava lotado. Dessa forma, resolvi continuar nele e ir direto para a Ópera, o que levou mais ou menos 1h. Além disso, esperei quase 30 minutos no ponto por um ônibus para eu ir para o próximo atrativo. Assim, cheguei no Parque Tanguá no finalzinho da tarde e logo escureceu.

Desse modo, precisei repetir esse Parque no domingo e fiquei com receio de não dar tempo, pois eu só poderia usar o cartão até as 15h. Mas no final deu tudo certo e eu ainda consegui visitar a Unilivre, que eu ia deixar para visitar na segunda pegando condução normal.

Ainda assim, se eu tivesse pensado melhor no sábado, eu poderia ter andado até o Paço da Liberdade (parada 8) e evitado 1h30 de trânsito rsrs. Então fica a dica, se preciso, ande de a pé e espere o ônibus turístico de Curitiba em outro lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo