Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua inspira você a viajar mais e a viver experiências transformadoras, por meio de planejamento de viagens, história e dicas de lugares e de Goiânia

Intolerância à frutose e alimentação: o que posso comer?

Muitas pessoas com que descobrem algum tipo de intolerância, como à frutose, tem bastante dúvida sobre alimentação. E é muito comum, principalmente no início, achar que a partir de agora não irá poder comer nada. No entanto, não é bem assim.

Deixar de comer coisas que era comum na nossa rotina alimentar e passar a ingerir coisas novas é um processo longo e difícil, mas não impossível. No meu caso, que tratei um ano da intolerância à frutose como sendo colite reto-ulcerativa, não foi tão difícil, pois o proctologista já tinha me proibido de comer muita coisa. Contudo, eu estava consumindo bem mais frutas e verduras do que antes e nisso eu senti certa dificuldade (veja aqui meu relato).

O que é intolerância à frutose

As pessoas com intolerância à frutose tem dificuldade de absorver alimentos com esse tipo de açúcar, que é muito comum nas frutas, verduras, néctar e no mel. Por conta do seu poder adoçante, ele é muito utilizado na indústria alimentícia e química. Por isso, pessoas intolerantes à frutose também devem evitar consumir produtos industrializados, principalmente biscoitos recheados e molhos.

Os principais sintomas de quem tem intolerância à frutose é diarreias, náusea, vômitos, suor excessivo, muitos gases, dores e distensão abdominal.

Intolerância à frutose e alimentação

Com o diagnóstico de intolerância à frutose, a principal mudança na alimentação é em relação a ingestão de açúcar. Vários nutricionistas recomendam cortar o açúcar da alimentação (frutas, verduras, legumes, industrializados), para limpar o organismo. E então, depois de um mês, ir inserindo um tipo de fruta ou verdura por vez para ver o que o organismo aceita ou não. Não dá para ficar totalmente sem comer frutas e verduras, principalmente em razão das vitaminas. Dessa forma, é essencial saber qual te faz mal ou não.

Eu não consegui fazer isso ainda, mas tenho consumido frutas e verduras com baixo teor de açúcar, como abacate, limão, alface. Ao pesquisar na internet por intolerância à frutose e alimentação encontrei várias listas que mostram o teor de açúcar de algumas frutas (veja abaixo). 

intolerância à frutose e alimentação lary di lua

Diário alimentar

O que tenho feito e que tem me ajudado bastante é fazer um diário alimentar, onde anoto tudo o que como ao longo do dia e as reações, assim eu consigo perceber o que me faz mal e eu não posso consumir de jeito nenhum. A partir desse diário, percebi que não tolero mais alho, manga, molho pronto de tomate, por exemplo. Temos mania de achar que o açúcar só está presente em comidas doces, mas não é bem assim, como é no caso do alho.

Eu tenho preferido fazer  minha própria comida (principalmente lanche), pois percebi que a maioria das comidas industrializadas tem açúcar em sua composição, como maionese ou bolacha de sal. Ademais, mesmo salgados assados de lanchonete podem ter açúcar na massa  e por isso evito bastante. Então tenho feito pães e bolos usando o xilitol no lugar do açúcar. Além disso, também tenho um pouco de intolerância à lactose, então não consumo laticínios como creme de leite, catupiri e requeijão. Quando saio para comer fora, dou preferência para carnes e saladas.

Alimentos que podem ser consumidos por intolerantes à frutose

LácteosLeite, manteiga, queijo e iogurte natural.
AdoçantesXilitol ou Estévia.
Frutos secos e sementesNozes, amendoim, castanha, avelã, chia, gergelim, linhaça e sésamo.
TemperosSal, vinagre, plantas aromáticas e especiarias.
SopasFeitas com alimentos e temperos permitidos.
CereaisAveia, cevada, centeio, arroz, arroz integral 
Proteína animalCarnes brancas, carnes vermelhas, peixes e ovos.
BebidasÁgua, chá, café e cacau.

Cada pessoa intolerante à frutose vai reagir de alguma forma à certo alimento, assim, é preciso avaliar o seu caso, fazer testes. Além disso, algumas pessoas podem ter mais de um tipo de intolerância. 

Você tem intolerância à frutose,  como é sua alimentação?

*com informações Tua Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo