Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua te ajuda a planejar todas as etapas de sua viagem, desde a tirar passaporte até o que fazer em diversos lugares. Dicas de Viagem e Roteiros

Chapadas do Brasil: conheça a da Mesa, Araripe e dos Parecis

chapada das mesas lary di lua
Imagem Reprodução: Pé na Estrada

As Chapadas brasileiras são caracterizadas por relevos montanhosos, muitas cachoeira e águas cristalinas,e, portanto, estão entre os principais destinos ecoturísticos do país. Há uns dias fiz um post falando da Chapada dos Veadeiros, dos Guimarães e Diamantina. Dessa forma, hoje vim falar sobre a Chapada da Mesa, do Araripe e dos Parecis, confira:

Chapada da Mesa

Imagem Reprodução: Um Viajante

A Chapada das Mesas é uma unidade de conservação de mais de 160 mil hectares de cerrado localizada no Maranhão, entre os municípios de Carolina, Estreito e Riachão. Em 2005 foi criado o Parque Nacional da Chapada das Mesas, para, assim, elevar a área preservada do cerrado. Rica em fauna e flora característica do cerrado, a área é composta por florestas de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas, cânions, cavernas e cachoeiras. 

Entre as principais atrações da Chapada das Mesas estão as cachoeiras de São Romão, da Prata, Complexo da Pedra Caída. Tem também o Morro das Figuras (com inscrições rupestres) e o Morro do Chapéu. Assim como a Chapada dos Veadeiros, a Chapada das Mesas também conta com cachoeira de água azul, como o Complexo Cachoeiras do Cocal e Encanto Azul.

A cidade base para quem quer conhecer o Parque ou outros atrativos da Chapada das Mesas é a cidade de Carolina. Ela está localizada a 214km de Imperatriz (MA) e 530km de Palmas (TO). 

Chapada do Araripe

Imagem Reprodução: Portal Morada

Localizada entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, a Chapada do Araripe está em uma região semi-árida. Contudo, cercada de aquíferos formados em sua bacia sedimentar. O Araripe abriga uma floresta nacional, uma área de proteção ambiental e um GeoParque, lugar escolhido pela Unesco para identificar e sinalizar áreas importantes da história da Terra.

Diferente das outras chapadas brasileiras, no Araripe não há tantas cachoeiras e águas cristalinas, mas sim sítios arqueológicos cheio de fósseis. Foram descobertos na região da Chapada do Araripe, pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, diversas espécies de dinossauros, como o Irritator e Santanaraptor placidus  A fauna local é composta por diversas espécies de répteis, insetos e mamíferos, além de 290 espécies de aves.

As cidades bases para quem quer conhecer a região são Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte, todas a a 512km de Fortaleza aproximadamente. 

Chapada dos Parecis

Imagem Reprodução: Conhecendo o Brasil

A Chapada dos Parecis está localizada no sudoeste do Mato Grosso, próximo à fronteira com a Bolívia. São formadas duas grandes bacias hidrográficas em suas nascentes, a Amazônica e da Platina. A região da chapada é formada por várias cachoeiras de águas cristalinas, muitas localizadas em Terras Indígenas, demarcadas pela Funai. Logo, a Chapada do Parecis possui muitas áreas preservadas. Ademais, também tem vários monumentos de pedra criados pela natureza e cavernas com inscrições rupestres. 

A área possui uma grande biodiversidade. Entre os principais atrativos da Chapada dos Parecis estão: as Cachoeira Dois de Novembro, Quatro de Março, São Francisco e São Vicente. Além disso, há também as Serras Novas, Serra dos Pacaás Novos, Serra da Vitória, Serra das Queimadas e Serra da Pedra Branca.

A principal cidade para quem quer conhecer a Chapada é a Campo Novo do Parecis, localizada a 391km de Cuiabá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo