Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua te ajuda a planejar todas as etapas de sua viagem, desde a tirar passaporte até o que fazer em diversos lugares. Dicas de Viagem e Roteiros

Tudo sobre a Exposição Egito Antigo no CCBB Brasília

Visitei a Exposição Egito Antigo no CCBB Brasília na volta da viagem à Formosa, no dia 22 de junho. A cidade fica no meio do percurso Goiânia-Formosa na Rodovia BR060. Por isso, não pensei duas vezes antes de fazer essa parada estratégica na capital federal.

Exposição Egito Antigo no CCBB Brasília lary di lua
Piramídeo de Khonsu 1292 – 1190 a.C

Além disso, aproveitei para ir à Catedral e à Torre de TV. Não consegui ir em ambas na minha última estada na cidade. Porém, na primeira havia um evento institucional e a Torre só abre para visitação às 12h, mesmo horário da exposição. Ainda assim valeu a pena ir até o lugar e ver a Esplanada dos Ministérios de lá.

Exposição Egito Antigo – do Cotidiano à Eternidade

A Exposição Egito Antigo – do Cotidiano à Eternidade é dividida em três seções: vida, religião e eternidade, Cada categoria é explicada por meio de pinturas ou artefatos, esculturas, sarcófagos e até uma múmia (sim, de verdade).

São 140 peças, todas vindas do Museo Egizio de Turim, na Itália, que possui o segundo maior acervo egípcio do mundo. Entretanto, o que mais chama a atenção, com certeza é a múmia da Tararo, uma mulher que deve ter vivido por volta de 700 a.C. na 25ª dinastia.

Civilização Egípcia

Eu sempre fui fascinada pelo Egito. A maior civilização da antiguidade se estabeleceu no nordeste da África (uma região de deserto) e só conseguiu se desenvolver graças ao Rio Nilo. Tanto que Heródoto já dizia “O Egito é uma dádiva do Nilo”.

Exposição Egito Antigo no CCBB Brasília lary di lua
Múmias de gavião, gato e peixe | Eles acreditavam que os animais eram deuses e, assim, também os mumificavam.

Os hamíticos, semitas e núbios se organizaram em núcleos e passaram a desenvolver a atividade agrícola, domesticar animais. Além disso, eles inventaram os primeiros arados e construíram canais de irrigação ao longo do rio.

Apesar disso, os egípcios são conhecidos, principalmente, por sua estrutura social (Estado personificado pelo Faraó), contribuições na ciência, sua cultura e arquitetura.

A sociedade girava em torno da religião politeista. Dessa forma, o Faraó, além de chefe, tinha status de divindade e era considerado a encarnação do deus Hórus. Eles acreditavam na vida após a morte e, por isso, mumificavam o corpo dos reis e guardavam junto com seus pertences (ouro, objetos e até móveis) nas pirâmides.

Assista ao vlog da mostra abaixo:

Ingresso e reserva

A entrada na Exposição Egito Antigo no CCBB Brasília é gratuita, mas é preciso retirar os ingressos no site antecipadamente. Embora você consiga fazer isso enquanto estiver lá, não recomendo. Afinal, corre o risco de não ter mais vagas, pois existe um limite de visitantes.

Todas as quintas-feiras é liberado os ingressos da próxima semana, então fique de olho. O CCBB Brasília funciona de terça a domingo, das 9h às 21h.

Não sei ao certo quando a mostra irá encerrar, uma vez que ela estava prevista para finalizar em 23 de abril.

Exposição Egito Antigo no CCBB Brasília lary di lua
Cabeça masculina de quartzo de 1390-1353 a.C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo