Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua te ajuda a planejar todas as etapas de sua viagem, desde a tirar passaporte até o que fazer em diversos lugares. Dicas de Viagem e Roteiros

Tudo o que você precisa saber sobre a Cachoeira do JK, em Formosa – GO

A Cachoeira do JK, em Formosa, é uma das diversas atrações deste município goiano. Mas o que ela tem de bonita tem de difícil acesso. Afinal, para encontrar a queda que forma um poço esverdeado em meio a rochas marrons e o cerrado, é preciso escalar pedras escorregadias e correnteza de água.

Cachoeira do JK em Formosa - GO lary di lua
Cachoeira do JK

Estive nesse lugar incrível no último domingo durante viagem que fiz com minha mãe e meu irmão. Por causa da pandemia, tenho optado por viajar somente com o meu núcleo familiar e para destinos mais isolados e com atrativos junto à natureza.

Apesar de já conhecer Formosa, eu ainda não conhecia diversas cachoeiras

Como chegar na Cachoeira do JK a partir de Formosa?

A Cachoeira está localizada próximo ao Distrito do JK, a 60km de Formosa. Dessa forma, para chegar até lá, pegue a BR 020 sentido Vila Boa – GO e fique atento após passar pelo povoado de Bisnau.

Cachoeira do JK em Formosa - GO lary di lua
Parte de cima da Cachoeira das 3 Quedas

Na estrada, a direita, há uma placa sinalizando a entrada que fica em frente, mas à esquerda da rodovia. Não tem erro, porém use o Google Maps para facilitar. No local tem uma pessoa que confirma a reserva e que te passa todas as orientações sobre o local.

Cachoeira do JK, em Formosa – nível e distância da trilha

Depois de entrar na Fazenda, você anda cerca de 500m e deixa o carro no Estacionamento. A partir daí começa a trilha, que é bem curta, cerca de 1km. Logo você chega ao rio, onde tem cordas para te ajudar na travessia. A água não passa do tornozelo, mas é preciso atenção.

Cachoeira do JK em Formosa - GO lary di lua

Em seguida a uma placa indicando o sentido da Cachoeira do JK, em Formosa, e a Cachoeira das 3 Quedas (veja abaixo). A partir desse ponto você segue margeando o rio até chegar na parte mais difícil da trilha: subir pedras escorregadias e transpor uma pedra em meio a correnteza (veja meus destaques Goiás no Instagram).

Apesar de ter cordas para ajudar e o rapaz do complexo que te mostra onde pisar, é preciso ter bastante cuidado e atenção. Depois dessa parte você chega à Cachoeira, com uma grande queda e um poço esverdeado no meio de um pequeno cânion.

Cachoeira do JK em Formosa - GO lary di lua
Parte por onde sobe pela correnteza e transpõe essa pedra a esquerda

Eu achei a trilha difícil e desafiadora. A adrenalina vai lá em cima e você já chega tremendo e suando lá em cima. Mas a vista é recompensadora.

Cachoeira das 3 Quedas e Piscina do Lajedo

Além da cachoeira que dá nome ao local, existem também esses dois outros atrativos. Eles são lindos, porém mais fáceis de chegar. Afinal, depois de cruzar a estrada e se deparar com a placa informativa, basta margear o rio até chegar nas 3 Quedas.

Cachoeira do JK em Formosa - GO lary di lua
Cachoeira das 3 Quedas

O lugar é lindo e cheio de poços com águas cristalinas no meio das pedras para tomar banho de água gelada.

Informações úteis sobre a Cachoeira do JK, em Formosa

Não recomendo a trilha da Cachoeira do JK para crianças, pessoas idosas ou com pouca mobilidade (minha mãe ficou no meio do caminho e foi a decisão mais acertada). Já a trilha da Cachoeira das 3 Quedas e da piscina do Lajedo são mais fáceis e tranquilas.

Cachoeira do JK em Formosa - GO lary di lua
Cachoeira do JK

A entrada no complexo custa R$30 e é preciso agendar previamente pelo telefone: (61) 99694-0413.

Por fim, não esqueça de levar:

  • Água;
  • Lanches, pois no local só vendem água;
  • Repelente;
  • Protetor Solar;
  • Chapéu ou boné.

Vá com roupas confortáveis e sapato fechado, de preferência à prova d’água.

Assista ao vlog na Cachoeira do JK, em Formosa, aqui.

Ficou com vontade de conhecer esse lugar incrível? comente aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo