Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua te ajuda a planejar todas as etapas de sua viagem, desde a tirar passaporte até o que fazer em diversos lugares. Dicas de Viagem e Roteiros

10 lugares para conhecer na terra da Juliette, a Paraíba

Paraíba, um dos menores estados do Brasil ganhou uma certa popularidade esta semana, afinal, ele é a terra da Juliette Freire. A maquiadora natural de Campina Grande, foi a campeã da 21ª edição do Big Brother Brasil (BBB).

Berço também de Ariano Suassuna e José Lins do Rêgo, o estado conta com 154km de litoral, que se estende de Mataraca (RN) e Pitimbu (PE). Embora as praias de águas cristalinas atraia a maioria dos turistas, existem muitos lugares lindos na região do Cariri. 

Terra da Juliette Freire Paraíba lary di lua
João Pessoa Photo by thiago japyassu from Pexels

Agora, se você quer conhecer mais sobre a terra de Juliette Freire, continue lendo este artigo que preparei para você.

Lajedo do Pai Mateus

Situado em Cabaceiras, a 220km da capital, o lugar conta com cerca de 100 blocos milenares de granito, mandacarus, ficheiros e xique-xiques. Portanto, essas características transformaram o Lajedo em uma “Roliúde Nordestina”, sendo palco de mais de 30 filmes, inclusive o “O Auto da Compadecida”

Praia do Jacaré – uma das atrações mais conhecidas na Terra da Juliette

Esse é um ótimo lugar para se assistir ao pôr do sol no estado. Além do espetáculo da natureza, o momento fica ainda mais incrível ao som do Bolero de Ravel. Isso porque há 20 anos, Jurandy do Sax se apresenta a bordo de um barco no rio Paraíba.

A iniciativa que era para movimentar seu bar ganhou tanta fama que hoje é uma das atrações de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa. Antes da pandemia, a apresentação, que agora está suspensa, ocorria todos os dias por volta das 17h.

Campina Grande

Terra da Juliette Freire Paraíba lary di lua
Reprodução G1

A Terra da Juliette é considerada a maior São João do Mundo, embora Caruaru (PE) também brigue pelo título. São 31 dias de muita festa, que inclui comidas típicas, shows, apresentações de quadrilha e mais de 120 trios de forró. 

Em 2018, cerca de 57 mil turistas visitaram a cidade. Além disso, movimentou cerca de R$70 milhões.

Centro Histórico de João Pessoa  

Reconhecido como Patrimônio Histórico Nacional, o Centro Histórico da capital paraibana está localizado entre os seguintes bairros:

  • Centro;
  • Róger;
  • Jaguaribe;
  • Tambiá;
  • Varadouro.

São cerca de 700 edificações, entre casarões, igrejas, ruas, praças e parques que contam a história do estado. Entre a arquitetura, existem exemplares do estilo barroco e rococó, como a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e Igreja de Nossa Senhora do Carmo, respectivamente.

Terra da Juliette Freire Paraíba lary di lua
Foto: Reprodução Turismo em FocoSecom João Pessoa

Piscinas Naturais de Picãozinho

Durante a maré baixa é possível fazer esse que é um dos passeios mais tradicionais de João Pessoa. As barreiras de recifes a 1500m da orla da Praia de Tambaú formam piscinas naturais com águas cristalinas, mornas e cheias de peixinhos.

Geralmente o passeio dura cerca de 4h e o trajeto pode ser feito de lanchas, bem como em catamarãs. 

Barra do Gramame 

Créditos: Carol @alternatuaviagem

O encontro do mar com o rio sempre é perfeito né!? Por isso, outro lugar lindo para visitar na terra da Juliette é a Barra do Gramame, uma praia localizada na foz do rio de mesmo nome, em Conde.

O local tem estrutura com barracas, além de passeios de caiaque e stand up-paddle no rio, que tem águas mais calmas.

Ahh, assim como outras praias do município, essa tem faixa de areia larga e falésias alaranjadas.

Pico Castelo da Princesa

Créditos: @beksmatos

Também localizado em Conde, esse é outro lugar que você precisa conhecer na terra da Juliette. Ele está precisamente na Praia de Coqueirinho e é um dos atrativos mais visitados no litoral sul.

O pico é esculpido naturalmente em falésias coloridas de roxo, amarelo e verde e pode ser avistado de um mirante do local.

Parque Estadual Pico do Jabre

Criado para preservar o pico, bem como a fauna e flora da região, esse Parque é o segundo ponto mais alto do planalto da Borborema e um dos maiores do nordeste. Ele está localizado em Maturéia, na região central do estado.

Ele é caracterizado principalmente por rochas e vegetação de mata serrana, com alguns elementos da caatinga. Durante as frentes frias, a sensação térmica pode chegar a menos 0ºC.

Praia da Tabatinga

Com visual digno de filme, essa praia é perfeita para quem busca sossego. Além disso, fica a apenas 30km de João Pessoa, no município de Conde. O lugar conta com extensa faixa de areia, águas mornas e falésias. 

Apesar disso, não existe estrutura de bares e restaurantes, mas é possível encontrar vendedores de cocos. Por isso, não esqueça de levar comida caso decida passar o dia nesse lugar encantador da terra da Juliette.

Terra da Juliette Freire Paraíba lary di lua
Imagem Cacio Murilo Reprodução Viagens e Caminhos

Pedra da Boca 

Créditos: Carol @alternatuaviagem

É uma formação rochosa de cerca de 336m de altura localizada no parque de mesmo nome, em Araruna, a 165km da capital paraibana. Ela possui uma cavidade central formada por séculos de erosão que lembra uma boca gigante.

O Parque Pedra da Boca, por sua vez, possui uma área de 157 hectares e está inserido na caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro.

Agora quero saber, você já conhece a terra da Juliette? Ficou com vontade de conhecer? Comente aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo