Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua te ajuda a planejar todas as etapas de sua viagem, desde a tirar passaporte até o que fazer em diversos lugares. Dicas de Viagem e Roteiros

Viagem de carro: nove dicas para planejar sua road trip agora mesmo

Seja pelo próprio país ou pelo exterior, uma viagem de carro precisa de um planejamento, mesmo que básico.

Ter um roteiro por onde passar, quanto será gasto com combustível, se há pedágios no caminho, onde parar para comer, são alguns pontos que devemos levar em consideração na hora de programar assim e evitar tantos perrengues.

Se você gosta ou pretende fazer uma viagem de carro, continue lendo este post.

nove dicas para planejar uma viagem de carro lary di lua
Foto de Dominika Roseclay no Pexels

Como planejar uma viagem de Carro?

Viajo com a minha família de carro aqui por Goiás desde criança. Nas férias de julho sempre íamos para Caldas Novas, Cidade de Goiás e Pirenópolis, que são relativamente perto de Goiânia. Por isso, meus pais se preocupavam apenas em levar lanches rápidos, encher o tanque e reservar um hotel previamente.

No entanto, quando pensamos em um destino mais longe e/ou desconhecido, precisamos nos preocupar com outros fatores, veja abaixo:

Destino e Roteiro

A não ser que você queira sair de carro pelo mundo, sem um rumo específico e sem data pra voltar, você precisa definir um destino para assim poder calcular os gastos, reservar os hotéis e/ou decidir qual estrada irá pegar.

Desta forma, defina em quais cidades você irá parar e quantos dias você ficará em cada. 

Por exemplo: Vou sair de Goiânia rumo à Campos do Jordão, ficando dois dias em Uberaba/MG, dois dias em Poços de Caldas, cinco dias em Campos do Jordão/SP, três dias em São Paulo/SP e voltar para Goiânia, parando para dormir e descansar em São José do Rio Preto/SP.

Goiânia a Uberaba: 456km
Uberaba a Poços de Caldas: 371km
Poços de Caldas a Campos do Jordão: 214km
Campos do Jordão – São Paulo: 172km
São Paulo – São José do Rio Preto: 440km
São José do Rio Preto a Goiânia: 519km

De Goiânia à Campos do Jordão são 1042km, uma viagem que pode ser feita em aproximadamente 14h. Dá para ir direto, contudo você pode aproveitar, se tiver mais dias disponíveis, para conhecer outras cidades, além de fazer pausas estratégicas para também descansar.

Você pode fazer um roteiro elencando quais atrações ou o que deseja fazer em cada uma das cidades em que irá parar durante a viagem. Saiba como fazer um roteiro aqui.

nove dicas para planejar uma viagem de carro lary di lua

Viagem de carro: Pesquise sobre as estradas

Após definido os lugares onde você irá ir, será mais fácil ver quais estradas você pode pegar, pesquisar sobre as condições das mesma, saber se há pedágio entre um lugar e outro.

Gastos com combustível e pedágio

O próximo passo é calcular os gastos com combustível e pedágio que será gasto em cada trajeto. Quantos quilômetros seu carro faz com o tanque cheio? quanto custa para encher o tanque? ao responder questões como essas, você consegue prever quanto irá gastar com combustível durante a viagem e não ter tantas surpresas.

Manutenção do carro

Antes de cair na estrada, não esquece de fazer uma manutenção no carro: alinhamento e balanceamento, verificar as condições dos pneus, radiador e motor. O carro pode estar ótimo e ainda sim ter algum problema durante a viagem? Sim, mas ao dar a manutenção no carro antes de sair, a chance do carro parar no “meio do nada” diminui consideravelmente.

Reserve os hotéis

Não deixe para reservar o hotel assim que chegar no local, pois isso toma tempo e pode ser bastante estressante, caso você já tenha dirigido muito e esteja cansado. Além disso, você ainda corre o risco de não encontrar nada bom caso esteja indo para uma cidade pequena e que esteja em festa. 

No nosso exemplo de roteiro acima, você pode escolher ficar em um hotel muito bom em Campos do Jordão, o destino principal da viagem de carro, e ficar em hotéis mais simples nos outros lugares. Além disso, é importante verificar se há estacionamento nos hotéis e se o valor dele está incluso na diária.

GPS e Mapa

Se você não tiver um aparelho GPS, baixe o Google Maps ou o Waze para sempre verificar se está no caminho certo, quanto tempo ainda falta para chegar na próxima cidade ou próxima parada. Não esqueça de baixar o trajeto offline, uma vez que não dá para contar com o sinal de internet sempre. Uma boa alternativa é levar um mapa físico também, caso tenha.

Kit primeiros socorros e remédios

Não esqueça de levar os remédios que você usa no dia a dia, como para dor de cabeça, enjoo ou febre. Além disso, é importante sempre ter um pequeno kit de primeiros socorros com band-aid, esparadrapo, tesoura e gases.

Embora seja prático procurar ajuda estando de carro, as vezes o hospital mais próximo pode estar a quilômetros de distancia.

Comida e água

Mesmo que você pare durante a viagem de carro para lanchar ou almoçar, é importante sempre levar lanches rápidos e água. Às vezes o tempo estimado para chegar na próxima parada pode ser bem maior do que o planejado por conta do trânsito ou obra na rodovia, por exemplo.

Dicas do que levar: salgadinhos, bolachas, frutas fáceis de descascar (como banana e mexerica).

nove dicas para planejar uma viagem de carro lary di lua

Extras

Não esqueça de levar uma garrafa de água para colocar no radiador ou parabrisas, caso precise. Carregador de aparelhos eletrônicos e dinheiro em espécie também são essenciais. Ademais, no dia da viagem prefira roupas confortáveis e leves e observe e obedeça a sinalização de trânsito.

Aproveite este post para começar a planejar sua próxima viagem de carro!

Você gosta deste tipo de viagem? me conta aqui nos comentários aquela que foi inesquecível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo