Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua te ajuda a planejar todas as etapas de sua viagem, desde a tirar passaporte até o que fazer em diversos lugares. Dicas de Viagem e Roteiros

Como tirar o passaporte pela primeira vez em 2021?

Muita gente acha que tirar o passaporte pela primeira vez é um bicho de sete cabeças, mas não é bem assim. Na verdade o processo é bem simples e a primeira parte é online. Confira abaixo:

Passo a Passo para tirar o passaporte pela primeira vez

Preencha a solicitação de novo passaporte no site da Polícia Federal (PF) com seus dados pessoais, profissão, endereço, bem como nacionalidade, entre outros.

Nesse etapa é necessário informar o seu RG (número, data de expedição e órgão emissor) e CPF.

Existe um campo de Certidão de Nascimento, mas ele só é obrigatório para menores de 12 anos. Quem já teve outro passaporte, é necessário ainda informar sua situação e número.

Logo depois do preenchimento, será gerado um protocolo e uma Guia de Recolhimento da União (GRU), cuja taxa atual é de R$257,25. Você então deve pagar a guia (sim, senhores, nada é de graça rs) para continuar com o processo.

Após a compensação do pagamento (que varia de 1 a 3 dias), agende a data par comparecer à uma das unidades emissoras do Passaporte pela Policia Federal.

Todas as cidades e postos disponíveis estão listados no momento do agendamento.

Visita à Policia Federal

No dia agendado, compareça ao posto da PF com 15 minutos de antecedência, munido da documentação original exigida,  o comprovante de pagamento GRU, bem como do certificado de agendamento.

Se você casou e mudou o nome ou é naturalizado brasileiro, leve Certidão de Casamento e Certificado de Naturalização, respectivamente.

Durante esse atendimento, são tiradas as suas digitais e as fotos. Em seguida, o passaporte é confeccionado e você só precisa esperar ele ficar pronto. Além disso, você pode acompanhar o andamento do seu processo no site da PF.

Quando ele estiver pronto, basta ir no posto, portando sua Identidade, no horário e local indicados no dia da solicitação. Logo depois é só correr para o aeroporto hahaha.

Como tirar o Passaporte durante a pandemia do COVID?

Mesmo com a pandemia, é possível solicitar o documento. Entretanto, é necessário verificar as condições de funcionamento das unidades da Polícia Federal. Verifique aqui.

Da mesma forma, você poderá retirar o seu Passaporte (depois de pronto) nos postos em qualquer momento durante a pandemia. Basta escolher uma data futura para a retirada.

E você, teve dificuldades na hora de tirar seu passaporte? como foi?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo