Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua te ajuda a planejar todas as etapas de sua viagem, desde a tirar passaporte até o que fazer em diversos lugares. Dicas de Viagem e Roteiros

Tudo o que você precisa saber sobre a Lagoa dos Cristais em Cristalina, Goiás

Uma lagoa de água azul cercada por paredões de rocha, esse é o visual da Lagoa dos Cristais, em Cristalina/GO. De longe o lugar parece um verdadeiro oásis no meio do cerrado goiano e é uma ótima dica de lugares incríveis para conhecer no estado.

Embora dê para ir e voltar no mesmo dia, como eu fiz, a atração fica mais próxima de Brasília/DF do que de Goiânia. Ainda assim, vale muito a pena colocar a Lagoa na sua lista de viagens, seja saindo da capital ou de outra cidade.

Portanto, se você quer muito conhecer a Lagoa dos Cristais continue lendo este post.

Lagoa dos Cristais em Cristalina, Goiás

Localizada dentro do Adventure Park, a Lagoa dos Cristais foi formada após anos de extração de cristais em uma área a cerca de 5km do centro de Cristalina. A atividade fez com que o lençol freático fosse alcançado e, com isso, fosse formado um lago de água límpida de tom azul/esverdeado.

A água é própria para banho e tem uma temperatura média de 26 a 27ºC, além de uma visibilidade acima de 15m, possibilitando a observação de milhares de peixes e a prática de mergulho. Contudo, é preciso ter cuidado, pois a lagoa tem 30m de profundidade.

No dia em que conheci a Lagoa dos Cristais em Cristalina ela estava com uma coloração esverdeada. De acordo com o instrutor do Adventure Park, a alteração de sua cor ocorre devido às chuvas, uma vez que ela é provocada pela incidência de luz solar e seu reflexo nas rochas. Por isso, caso deseje conhecer o local em seu esplendor (com o tom azulado), prefira visitá-lo entre maio e setembro, quando não chove em Goiás.

Além de banhar na lagoa, andar de caiaque, de stand up ou mergulhar, é possível ainda fazer trilhas na área e conhecer um outro atrativo da cidade, a Pedra Chapéu do Sol. Formada há milhões de anos, a rocha de quartizito está equilibrada há milhões de anos sobre uma base de pouco mais de um metro de diâmetro. Mas o mais surpreendente é que a Pedra tem aproximadamente 500 toneladas. Além disso, ela é cheia de inscrições rupestres, ainda em estudo, que são datadas de mais de 12 mil anos.

Outra coisa bastante interessante do local, é que em todo lugar há cristais de diferentes tamanhos, cores e formatos. Assista ao vlog da minha ida a Lagoa aqui.

Valores do Adventure Park

O Adventure Park é um empreendimento particular em fase de construção. Apesar disso, possui algumas atividades, além de instrutores em alguns pontos do local, restaurante e banheiros (simples). Eles recomendam comprar o ingresso antecipadamente (pelo site) pois existe um limite de pessoas visitando o local por dia.

Dessa forma, a entrada simples custa R$70. Nela, está incluso passar o dia na Lagoa dos Cristais em Cristalina, mais o Mirante e o acesso à trilha da Pedra Chapéu do Sol. Todavia, há ainda opções para quem deseja fazer caiaque, stand Up Padlle, pegar boia e outros.

Bate e Volta de Goiânia a Lagoa dos Cristais em Cristalina/GO

Conheci a Lagoa dos Cristais no último dia 16 de abril. Saí de Goiânia por volta das 06h da manhã e cheguei no Adventure Park às 10h30. Fiz os 280km entre as cidades em quatro horas, parando para abastecer em Bela Vista e para lanchar em Pires do Rio. 

A estrada estava boa, sendo duplicada da capital até Bela Vista. Além disso, de um trecho após Pires do Rio, até Cristalina, a Rodovia GO 050 está sob concessão da Eco050. Assim, houve uma cobrança de pedágio de R$6,90.

Assista ao vlog da minha ida a Lagoa de Cristalina aqui.

E você, já conhece a Lagoa dos Cristais? Ficou com vontade de conhecer? Comente aqui

Um comentário em “Tudo o que você precisa saber sobre a Lagoa dos Cristais em Cristalina, Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo