Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua inspira você a viajar mais e a viver experiências transformadoras, por meio de planejamento de viagens, história e dicas de lugares e de Goiânia

Quatro dicas para poupar dinheiro para uma viagem

Como poupar dinheiro para uma viagem é a pergunta mais mais recebo e sempre respondo da mesma forma: viajar precisa ser uma prioridade em sua vida. Só assim ficará muito mais fácil guardar dinheiro para realizar uma grande viagem ou sempre ter uma reserva para fazer várias viagens pequenas no ano, dependendo claro de suas condições financeiras.

Contudo, é importante ressaltar que, levando em conta os problemas sociais do Brasil, não dá para eu falar para uma pessoa que tem filhos e banca todos os gastos básicos (moradia, energia, água e comida) da família com um salário mínimo poupar dinheiro para viajar. Infelizmente esta é a realidade brasileira e não dá para ignorá-la.

Enfim, se você não se encaixa no caso acima, vez ou outra tem um dinheiro sobrando e quer muito cair na estrada, este post é para você.

Como guardar dinheiro para uma viagem

Na Alamo Square, na minha primeira viagem à San Francisco, na Califórnia

O primeiro ponto para poupar dinheiro para uma viagem é definir qual a sua prioridade hoje. Você quer comprar um carro? Precisa de um celular novo? Gosta de sair toda semana com os amigos? Então viajar não é uma prioridade para você no momento. Agora, se você gosta de paz, de conhecer lugares novos, viver novas histórias, ter experiência para contar e precisa disso para recarregar as energias, ficar em paz com você mesmo, então viajar é uma prioridade em sua vida.

A partir do momento em que viajar vira uma prioridade na sua vida você começa a poupar dinheiro para viajar, parece mágica, mas não é. Primeiro porque você passa a se perguntar se de fato você precisa de comprar algo novo. Há um tempo eu sempre comprava algo quando ia no shopping bater perna. Parecia que eu precisava comprar algo só porque eu tinha ido ao shopping e eu acabava comprando. Muitas vezes eu nem usava a peça ou acabava me arrependendo quando eu chegava em casa. Então parei de ir ao shopping bater perna, hoje em dia eu só vou por precisão mesmo.

Corte gastos supérfluos

Outra coisa que você pode fazer é cortar gastos que não são tão necessário assim. Por exemplo, muitas mulheres vão toda a semana no salão de beleza, para cortar o cabelo ou fazer as unhas, e isso acaba virando um hábito. Mas muitas dessas coisas podemos fazer em casa. Por exemplo, se você sabe fazer as unhas, pode fazer em casa e economizar um dinheiro, ou você pode comprar um creme de hidratação e economizar não fazendo o procedimento no salão.

Tudo isso depende do que é prioridade na sua vida. Para ficar mais fácil, faça uma lista e anote todos os seus gastos. Você realmente assiste muitos filmes/séries na Netflix para ter que pagar um plano? Você precisa sair todos os dias do final de semana com os amigos? Você precisa ir de Uber à tal lugar ou você pode ir de ônibus? Reveja seus gastos e comece a cortar os desnecessários.

Tenha uma lista das viagens que gostaria de fazer

Ter uma lista de lugares que você gostaria de conhecer ou das viagens que você sonha em fazer é uma ótima estratégia para juntar dinheiro. Pois ao colocar no papel, aos poucos você começa a planejar, estimar os custos e aos poucos você já estará ali planejamento aquela viagem e pensando em como economizar para realizá-la.

Tenha uma poupança para viajar

Você tem uma conta poupança? Comece a depositar um valor x mensalmente. Ao fazer a lista de gastos que você pode cortar, você descobrirá o quanto poderá economizar por mês, então pegue este valor e o deixe na poupança. Hoje em dia com os bancos digitais é muito mais fácil ter uma conta só para esta finalidade. Eu, por exemplo, uso minha Nu Conta para deixar minhas economias para viajar e, além de ajudar, é bem fácil.

Salve este post em seu Pinterest para não perder estas dicas

E você, tem alguma dica de como guardar dinheiro para uma viagem? Comente aqui:

6 comentários em “Quatro dicas para poupar dinheiro para uma viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo