Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua te ajuda a planejar todas as etapas de sua viagem, desde a tirar passaporte até o que fazer em diversos lugares. Dicas de Viagem e Roteiros

As dez cidades mais antigas do Brasil

Apesar do país ter sido “descoberto” pelos portugueses em 1500, as cidades mais antigas do Brasil só foram fundadas a partir de 1530. A maioria delas ficam no litoral, pois foi a principal área ocupada pelos portugueses no período colonial. Além disso, seus centros históricos são riquíssimos em arquitetura e história.

As dez cidades mais antigas do Brasil
Centro Histórico de Cananéia | Imagem reprodução: Wikipedia

A coroa portuguesa não se interessou em colonizar o Brasil após o seu descobrimento, só retornando a ela após a decadência dos negócios comerciais na Índia, em 1531. Além disso, Portugal resolveu voltar ao país, pois tinha receio de perder suas terras para invasores franceses, ingleses e holandeses.

Desta forma, as capitanias hereditárias e a produção de açúcar no país só foram implantadas a partir de 1531. Até então, no período pré-colonial, a principal atividade comercial no país era a exploração do pau-brasil.

Veja abaixo quais são as dez cidades mais antigas do Brasil.

As cidades mais antigas do Brasil

São Vicente (SP) 

Famosa por suas praias, São Vicente, a 70km da capital paulista, foi a primeira vila do Brasil. A cidade foi fundada em 22 de agosto de 1532, por ordem do rei de Portugal, Dom João III. Foi nesta data que ocorreu a escolha dos primeiros oficiais da Câmara (cargo equivalente ao de vereador).

Principais atrações
Praia do Itararé
Memorial dos 500 Anos
Praia do Gonzaguinha
Casa Martim Afonso
Casa da Cultura Afro-Brasileira – Memorial ao Escravizado
Praia dos Milionários

Cananéia (SP)

Considerado um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil, Cananéia é, de acordo com historiadores, o primeiro povoado do país. Sua fundação ocorreu em 1532 por Martim Afonso de Sousa. Contudo, para fins oficiais, São Vicente é considerada a primeira cidade do Brasil.

Atualmente, Cananéia também é um famoso destino litorâneo do estado e está localizada à 270km da capital paulista.

Principais atrações da cidade
Centro Histórico
Museu Municipal de Cananéia
Parque Estadual da Ilha do Cardoso

Igarassu (PE) 

A terceira cidade mais antiga do país é Igarassu (que significa canoa grande em Tupi), no Pernambuco. Sua fundação é datada em 1535, quando Duarte Coelho então desembarcou no local para tomar posse de sua capitania. A cidade se localiza na região metropolitana de Recife.

Embora não tenha sido a primeira cidade fundada no país, foi o primeiro núcleo de povoamento português no Brasil. No entanto, ela só foi elevada à vila 29 anos depois de sua fundação.

Igarassu abriga a igreja mais antiga do Brasil, a dos Santos Cosme e Damião.

Principais atrações
Sítio Histórico de Igarassu
Convento do Sagrado Coração de Jesus
Museu Histórico de Igarassu
Casa de Câmara e Cadeia
Igreja Cosme e Damião

Vila Velha (ES)

As dez cidades mais antigas do Brasil lary di lua
Convento da Penha

Uma das cidades brasileiras mais lindas que já fui, Vila Velha foi fundada em 23 de maio de 1535 por Vasco Fernandes Coutinho, para ser sede da Capitania do Espírito Santo. Ela foi sede desta capitania até 1549, quando a capital foi transferida para Vitória.

As construções mais antigas da cidade são a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Forte de São Francisco Xavier de Piratininga, o Farol de Santa Luzia e o Convento da Penha, tombado como Patrimônio Histórico Cultural. Fui na cidade ano passado e amei o clima de cidade litorânea tranquila e moderna.

Outras atrações da cidade:
Praia da Costa
Praia Secreta
Fábrica de Chocolate Garoto
Praia de Itapoã
Praia de Itaparica

Recife (PE) 

Recife, fundada em 12 de março de 1535, foi a cidade mais rica do Brasil Colônia. Sua localização estratégica, na área portuária da Capitania de Pernambuco, contribuiu, principalmente, para o comércio de cana de açúcar e Pau Brasil. No século XVII, a cidade foi ocupada pelos holandeses sob a administração do conde Maurício de Nassau. Após a Insurreição Pernambucana, a cidade se tornou a mais importante do estado.

As dez cidades mais antigas do Brasil lary di lua
Boa Viagem

Principais atrações da cidade
Instituto Ricardo Brennand
Praia de Boa Viagem
Praça Rio Branco
Centro Cultural Cais do Sertão
Casa da Cultura de Pernambuco
Praia da Pina

Iguape (SP)

A sexta cidade mais antiga do Brasil também é paulista. Iguape foi fundada em 1538, no entanto, alguns historiadores acreditam que já havia europeus vivendo na região antes mesmo do “descobrimento” do país por Pedro Álvares Cabral. Seu centro histórico é tombado pelo IPHAN como patrimônio nacional desde 2009.

Principais atrações
Praia da Juréia
Mirante da Pedra Lisa
Praia da ilha Comprida 
Mercado Municipal
Praia do Leste

São Mateus(ES)

Originalmente chamada de Cricaré, a cidade de São Mateus nasceu em setembro de 1544. No entanto, ela só recebeu o nome atual em 1566 pelo padre José de Anchieta, líder dos jesuítas que tinha como missão catequizar os índios aimorés, nativos da região. Foi na cidade, que conta com comunidades quilombolas, que chegou a maior parte dos escravos no Brasil.

Principais atrações
Praia de Guriri
Praia Barra Nova
Igreja Matriz de São Mateus
Ruínas da Igreja Velha

Santos (SP) – 1546

Santos foi fundada em 1546 por Brás Cubas. A coroa portuguesa não se interessou muito pelo Brasil após o seu descobrimento, só retornando, portanto, após a decadência dos negócios na Índia, em 1531. Nesta época havia uma pequena colônia no local (conhecido como Porto de São Vicente) que prosperava graças ao comércio com os índios. Ela foi  elevado à categoria de vila por Brás Cubas, nomeado para governar a Capitania de São Vicente em 1545

Principais atrações
Praia da Enseada
Monte Serrat
Praia Pernambuco
Aquário de Santos
Praia Branca
Museu do Café
Museu Histórico da Fortaleza de Santos

Salvador (BA) 

Imagem reprodução: Voe Azul

A primeira capital do Brasil (de 1549 a 1763), Salvador, teve sua pedra fundamental lançada em 29 de março de 1549. Tomé de Sousa foi nomeado primeiro governador-geral do Brasil por Dom João III para controlar as revoltas indígenas e construir a cidade fortaleza.

Salvador foi uma das primeiras cidades planejadas do mundo e seu Centro Histórico é declarado Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1985. Além disso, devido a forte influência africana, a cidade é hoje centro da cultura afro-brasileira. 

Principais atrações
Elevador Lacerda
Mercado Modelo
Igreja e Convento de São Francisco
Largo do Pelourinho
Basílica do Senhor do Bonfim
Farol da Barra
Praia das Neves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo