Di Lua | Dicas para você viajar mais

Inspirando você a viajar mais e a viver novas aventuras, por meio de dicas de roteiro e planejamento de viagens, dicas de lugares e de Goiânia.

Por que o Dia Internacional do Rock é comemorado no dia 13 de julho?

Dia Internacional do Rock  lary di lua
Chuck Berry

Você sabe por que o dia do rock é comemorado no dia 13 de julho?

Dia do Rock

Há 27 anos, no dia 13 de julho de1985, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres e na Filadélfia. O objetivo do evento era por fim na fome da Etiópia. Dire Straits, The Who, Queen, David Bowie, BB King, U2, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), entre outros marcaram presença nos shows.

Em 2005, Bob Geldof organizou o Live 8, com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres erradicar a miséria do mundo. O Pink Floyd que estava separado há 20 anos tocaram juntos. Assim, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock.

História do Rock

O gênero musical começou a se desenvolver a partir da década de 1950, com raízes no Blues e no Country.  Antes mesmo de Elvis Prelsey, Chuck Berry e Bill Halley já tocavam o estilo “rápido, dançável e pegajoso”.  

” Por que os jovens gostam de rock? Ora, porque os pais não gostam , é claro” Chuck Berry.  

Elvis Prelsey

Contudo, o estilo pareceu que não sobreviveria no fim dos anos 50. Elvis vai para o exército, Chuck Bery é preso por 2 anos, Little Richard vira pastor. Além disso, Buddy Holly,  Ritchie Valens e Big Boppes morrem em um acidente de avião.

Quando o futuro do Rock parecia incerto,  surge os Beatles, carismáticos, irreverentes e cheios de sex-appeal. Junto com outros nomes, inauguraram uma era mais livre e esperançosa, os anos 60.

Anos 60

No final da década de 60, o gênero musical já tinha desenvolvido diferentes subgêneros, como o Folk Rock e Surf Music. Bob Dylan que abordava temas sociais e políticos numa linguagem poética, foi um dos representantes da música dessa década. Nomes como Frank Zappa, Pink Floyd, Rolling Stones, Stooges, bem como The Band, The Kinks, The Who, Beach Boys ( uma pegada mais Surf Music).

Anos 70

Os anos 70 foi a década de uma movimentada cena alternativa, bem como de experiências comportamentais, a década da contra – cultura, do underground, dos jornais, revistas, livros e discos independentes.

AC/DC

O gênero gerou uma série de outros subgêneros, tais como o soft rock, o glam rock, o heavy metal, o hard rock, o rock progressivo e o punk rock. Queen, Eric Clapton, Led Zeppelin, The Eagles, Jimi Hendrix, Steppenwolf, AC/DC, Rush, The Runaways , Aerosmith, Scorpions, Van Halen, e muitos outros.    

Década de 80 e 90

New Wave, o Punk Hardcore e o Rock Alternativo marcaram a cena do gênero musical na década de 80. Bandas como Ramones, The Clash, The Smiths, Duran Duran, A-ha, Poison, U2, Sex Pistols, etc. 

Já na década de 1990, os sub-gêneros que marcaram foram o  Grunge, Metal Core, Metal Progressivo, o Indie, sendo representado por nomes como Nirvana, Oasis, Pearl Jam, Bikini Kil, R.E.M.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo