Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua te ajuda a planejar todas as etapas de sua viagem, desde a tirar passaporte até o que fazer em diversos lugares. Dicas de Viagem e Roteiros

Diário de Viagem: Parque dos Dinossauros de Peirópolis – Uberaba/MG

Você sabia que existiram dinossauros no Brasil? E que no triângulo mineiro havia uma ninhada deles? Isso e tudo mais você descobre durante o passeio ao Parque dos Dinossauros, localizado em Peirópolis – Uberaba/MG. Ouvimos falar no lugar no ano passado quando íamos para Araxá, mas, por ser uma viagem rápida, deixamos para conhecer o local em outra oportunidade. Dessa forma, aproveitamos a viagem do feriado do dia 15 de novembro para, enfim, conhecer o Parque dos Dinossauros e valeu muito a pena.

parque dos dinossauros peiropolis minas gerais lary di lua

Historia de Peirópolis – Uberaba/MG

No dia de conhecer Peirópolis, tomamos o café da manhã no hotel e saímos por volta das 10h. Afinal, o distrito, que conta com pousadas, restaurantes e lagos, está localizado a 20km do centro de Uberaba, na Rodovia BR-262. Portanto, para não errar o caminho, é só pegar a rodovia sentido Araxá e logo você verá uma placa indicando o Parque.

O local surgiu junto à estação da “linha do Catalão” da Companhia Mogiana de Estradas de Ferros em 1911. Naquele ano, Frederico Peiró, imigrante espanhol, montou duas fábricas de cal na região, fazendo surgir ali um povoado que mais tarde viria a se chamar Peirópolis.

parque dos dinossauros peiropolis minas gerais lary di lua

Tudo o que você precisa saber sobre o Parque dos Dinossauros

Uberaba abriga um dos maiores sítios paleontológicos do país, com fósseis datados de 83 a 66 milhões de anos. No entanto, as primeiras descobertas em Peirópolis ocorreram em 1945 por acaso.

Ainda assim, foi só no ano seguinte é que de fato foram realizadas escavações sistemáticas, coordenadas por Llewllyn Ivor Price, paleontólogo gaúcho.

Do mesmo modo, foi só em1992 que esse tipo de atividade foi intensificado no local com a implantação do Centro de Pesquisas Paleontológicas “Llewellyn Ivor Price” e Museu dos Dinossauros no distrito.

parque dos dinossauros peiropolis minas gerais lary di lua

Durante nossa visita, fomos ao Museu do Dinossauro (propriamente dito), localizado na antiga estação do bairro. Há fosseis e réplicas de dinossauros carnívoros, como o Abelissauros e o Maniraptora, bem como de crocodilos, rãs e tartarugas que viveram há milhões de anos na América do Sul. Também fomos no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP), cujo tema central são os fósseis e as paisagens da região de Uberaba há cerca de 70 milhões de anos. A réplica do esqueleto do Uberatitan ribeiroi, o maior dinossuaro do Brasil, está localizado no CCCP.

parque dos dinossauros peiropolis minas gerais lary di lua
parque dos dinossauros peiropolis minas gerais lary di lua

As entradas nos museus são gratuitas. Ahh, no bairro há um Centro de Informação ao Turista com lembrancinhas e banheiros.

Vai para Uberaba? leia este post aqui

18 comentários em “Diário de Viagem: Parque dos Dinossauros de Peirópolis – Uberaba/MG

  1. Incrível! Não conhecia esse parque de dinossauros eu amei, sempre é importante conhecer e entender um pouco mais sobre a nossa história e origem, e ainda tem a entrada grátis!

  2. Visitamos, eu e meu marido, esse Museu, por acaso, à caminho de Mato Grosso. Foi a melhor coisa que fizemos pois não conhecíamos esse Centro de Pesquisa tão importante no Brasil. Adoramos conhecer tudo com monitoramento de alunos da Universidade do Triângulo Mineiro. Valeu muito e ainda quero voltar com o meu neto de 10 anos e conhecer o sítio arqueológico também.

    1. Oii, Celina.
      é um passeio que vale super a pena fazer, né!? Eu gostei bastante do cuidado e das pequisas realizados pelo museu 🙂

  3. Legal sua ideia de fazer uma matéria sobre o local. Mas precisa melhorar em alguns aspectos. Qual o nome correto do lugar? É Parque dos Dinossauros ou Museus dos Dinossauros? Numa parte do texto, você chama de parque, depois chama de museu, depois volta a chamar de parque, e altera a denominação novamente. É parque ou museu? Além disso, Peirópolis é um distrito, não um bairro.

    1. Oi Marcelo, obrigada pelos apontamentos. É porque existe um museu dentro do Parque, mas fiz umas correções para melhorar a legibilidade 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo