Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua inspira você a viajar mais e a viver experiências transformadoras, por meio de planejamento de viagens, história e dicas de lugares e de Goiânia

Lago Hillier – o fantástico lago rosa da Austrália

Lago Hillier  lago rosa da Austrália lary di lua

Localizado em Middle Island, no arquipélago de Recherche (grupo de 105 ilhas ao largo da costa sul da Austrália), o Lago Hillier chama a atenção de qualquer pessoa devido a uma característica peculiar: é rosa. A coloração da água é permanente, mesmo que ela seja recolhida em algum recipiente e transportada para outro lugar.

Conheça um pouco mais desse lugar impressionante.

Lago Hillier

O lago e a ilha foram descobertos durante uma expedição, em 1802, comandada pelo capitão inglês Matthew Flinders. Ele possui 600m de comprimento, é rodeado por uma borda de sal e por uma densa floresta de melaleuca (árvore nativa da Austrália) e eucalipto. Além disso, uma estreita faixa de dunas de areia separa Hillier do Oceano Antártico.

Ainda não se sabe exatamente porque a cor do lago é rosa, no entanto, alguns cientistas acreditam que as baixas concentrações de nutrientes e o crescimento de algas (como a Dunaliella Salina) e bactérias do gênero Halobacterium são os principais responsáveis pela coloração do lago, dando a ela uma característica bastante peculiar.

Lagos rosas pelo mundo

Entretanto, essa peculiaridade não é única do lago Hillier, há pelo menos outros quatro lagos rosas na Austrália e mais quatro espalhados pelo mundo. O Hutt Lagoon, Pink Lake, Field of Pink Lakes e Quairading Pink Lake são os lagos rosas encontrados na Austrália Ocidental.

Já no restante do mundo, há lagos rosas no Senegal, na Espanha, no Canadá e no Azerbaijão.

Lago Retba – Senegal
Salina de Torrevieja – Espanha,
Dusty Rose Lake – Canadá,
Masazirgol – Azerbaijão.

lago hillier lary di lua (5)

Gostaram? Já tinham ouvido falar do Lago Hillier ou de outro lago rosa? Comente aqui!

4 comentários em “Lago Hillier – o fantástico lago rosa da Austrália

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo