Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua te ajuda a planejar todas as etapas de sua viagem, desde a tirar passaporte até o que fazer em diversos lugares. Dicas de Viagem e Roteiros

Grifo e Hipogrifo, quem são essas criaturas fantásticas

Sou fascinada por algumas criaturas fantásticas e, por isso, neste post mostro para vocês as diferenças e semelhanças entre o Grifo e o hipogrifo, que também fazem parte da saga Harry Potter.

Criaturas fantásticas: Grifo

O Grifo é uma criatura mitológica com cabeça e asas de águia e o corpo de leão. Além disso, ele botava ovos de ouro em ninhos também de ouro. A criatura, que aparece em diversas estruturas arquitetônicas antigas, deve ter origem no Oriente Médio. Afinal, Voltaire o cita em sua obra “A Princesa da Babilônia”.

Na Grécia, os grifos eram guardiães não só da cratera e vinho do Deus Dionísio, mas também do tesouro de Apolo, situado no país dos Hiperbóreos.

Essa criatura simboliza sabedoria e, ainda hoje, é figura constante em brasões e moedas, como a Lira Italiana.  

De acordo com Newt Scamander (Animais Fantásticos e Onde Habitam), os grifos guardam os tesouros dos bruxos e se alimentam de carne crua. Eles podem cruzar com éguas, dando origem aos hipogrifos, Bicuço é um exemplo. Os grifos são inimigos mortais dos basiliscos.    

Criaturas fantásticas: Hipogrifo 

Originário do cruzamento da égua com um grifo, o hipogrifo tem a cabeça e o dorso dianteiro de águia e o corpo de cavalo. A criatura aparece em lendas medievais sendo caracterizado como um animal de estimação de um cavaleiro ou de um feiticeiro. Dessa forma, ele constituía-se num excelente corcel de batalha, capaz de atingir a velocidade do raio.

Ele é onívoro, ou seja, como tanto plantas quanto carne. Parecia ser mais fácil de domar do que o grifo.  

bicuço-lary-di-lua

Bicuço

De acordo com Newton Scamander, o hipogrifo é nativo da Europa, embora seja encontrado no mundo todo atualmente. Ele pode ser domesticado, mas por peritos, fazendo uma reverência e mantendo o contato visual. Ele se alimenta de aves e pequenos mamíferos.  

Quem é Newton Scamander?

*Newton “Newt” Ártemis Fido Scamander (nascido em 1897) é um famoso Magizoologista e autor de Animais Fantásticos e Onde Habitam. Um Magizoologista é uma pessoa que estuda animais mágicos (Magizoologia), que podem eventualmente ser também referidos como bruxos naturalistas. Personagem e conceitos criados pela J.K. Rowling.

3 comentários em “Grifo e Hipogrifo, quem são essas criaturas fantásticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo