Di Lua | Dicas para você viajar mais

Inspirando você a viajar mais e a viver novas aventuras, por meio de dicas de roteiro e planejamento de viagens, dicas de lugares e de Goiânia.

Caldas Novas, paraíso das águas quente em Goiás

Caldas Novas, paraíso das águas quente em Goiás lary di lua

Caldas Novas é conhecida nacionalmente como o Paraíso das Águas Quentes, e fica aqui no meu estado. É destino certo dos goianos nos meses de julho, afinal, existe combinação melhor que frio e água quente?

Conheça Caldas Novas

Caldas Novas (152km da capital) é uma das maiores estância hidrotermal do mundo, com águas que brotam do chão a temperaturas que variam de  28° a 60°C. Dessa forma, o turismo é a principal fonte de renda da cidade, que conta com diversos Resorts, hotéis, pousadas, clubes, entre outros. Fazendo divisa com Caldas, está Rio Quente ( 135km de Goiânia), município que abriga o complexo turístico Rio Quente Resorts, empresa dona do Hot Park, e que também têm as mesmas características termais de Caldas.

Caldas Novas Rio Quente lary di lua (24)

As principais atrações da cidade são: a Serra de Caldas, o Lago de Corumbá, Hot Park e os diversos clubes de água quente. Já as principais festas são o Caldas Country (Festival de música sertaneja), Carnaval, entre outros feriados.

História

Embora tenha sido descoberta apenas em 1722, as águas quentes da região de Caldas Novas e Rio Quente foram citadas  por volta do ano de 1545 pela primeira vez em uma publicação espanhola.

Em 1722, o filho do bandeirante Anhanguera, Bartolomeu Bueno Filho, veio com sua tropa explorar a região. De acordo com a história, seu cachorro fugiu e acabou entrando em um rio quente, com água escaldante e começou a “gritar”. Ao ouvir o desespero do animal, o bandeirante  foi ver o que estava acontecendo, e logo percebeu que se tratava de um rio de água quente. Com os anos, a história foi se espalhando e a região começou a receber turistas do mundo todo.

Caldas Novas Rio Quente lary di lua (1)

Formação das Águas Quentes

Furnas já realizou um grande estudo sobre as águas de Caldas Novas. De acordo com os estudos, o fenômeno das águas quentes ocorre devido a características geológicas e topográficas bastante particulares da região. As águas são aquecidas com o calor de camadas profundas do interior da Terra.

No subsolo da região se encontra muito xisto e quartzito, minerais constituídos por camadas impermeáveis. O xisto é uma formação rochosa mais plástica, ou seja, mais moldável pelas forças exteriores. Já o quartzito é uma rocha mais rígida, sob pressão, permitindo a formação de grandes conjuntos de fraturas. Nessas fraturas de quartzito as águas termais encontram as condições ideais para se formarem.

Caldas Novas Rio Quente lary di lua (10)

Com a infiltração da água da chuva no topo das Serras de Caldas e da Matinha, a água quente, confinada sob as camadas de xisto e quartzito, fica submetida a uma pressão muito grande. Essa água se infiltra por fraturas que atravessam os xistos, interligando a superfície do solo aos quartzitos, permitindo, assim, que a água quente aflore naturalmente.

Essa água sob pressão também pode ser captada antes de “brotar”, através de bombas instaladas em poços, principalmente de hotéis e clubes da cidade.

Caldas Novas Rio Quente lary di lua (21)
Caldas Novas Rio Quente lary di lua (22)

Fotos: Laryssa Machado
Fonte: Caldas Web, Wikipedia, Super Interessante

Conheça um pouco do Hot Park nesse vídeo que eu gravei em agosto de 2013.

5 comentários em “Caldas Novas, paraíso das águas quente em Goiás

  1. Show de bola sua pesquisa e seu artigo. Sou caldasnovense e fiquei muito feliz e impressionado com sua postagem a respeito da nossa cidade. Muito obrigado e seja sempre muito bem vinda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo