Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua te ajuda a planejar todas as etapas de sua viagem, desde a tirar passaporte até o que fazer em diversos lugares. Dicas de Viagem e Roteiros

Caldas Novas, paraíso das águas quente em Goiás

Caldas Novas, paraíso das águas quente em Goiás lary di lua

Caldas Novas é uma cidade conhecida como o Paraíso das Águas Quentes, e está localizada em Goiás. Por isso, é destino certo dos goianos nos meses de julho. Afinal, existe combinação melhor que frio e água quente?

Conheça Caldas Novas

Caldas Novas (152km da capital) é uma das maiores estância hidrotermal do mundo, com águas que brotam do chão a temperaturas que variam de  28° a 60°C. Dessa forma, o turismo é a principal fonte de renda da cidade, que conta com diversos Resorts, hotéis, pousadas, clubes, entre outros. Fazendo divisa com Caldas, está Rio Quente ( 135km de Goiânia), município que abriga o complexo turístico Rio Quente Resorts, empresa dona do Hot Park, e que também têm as mesmas características termais de Caldas.

Caldas Novas Rio Quente lary di lua (24)

As principais atrações da cidade são: a Serra de Caldas, o Lago de Corumbá, Hot Park e os diversos clubes de água quente. Já as principais festas são o Caldas Country (Festival de música sertaneja), Carnaval, entre outros feriados.

História

As águas quentes da região de Caldas Novas e Rio Quente foram descobertas em 1722. Entretanto, uma publicação espanhola de 1545 já havia citado esse fenômeno.

Em 1722, Bartolomeu Bueno Filho veio com sua tropa explorar a região. De acordo com a história, seu cachorro fugiu e acabou entrando em um rio quente, com água escaldante e começou a “gritar”. Ao ouvir o desespero do animal, o bandeirante  foi ver o que estava acontecendo, e logo percebeu que se tratava de um rio de água quente. Com os anos, a história foi se espalhando e a região começou a receber turistas do mundo todo.

Caldas Novas Rio Quente lary di lua (1)

Formação das Águas Quentes

De acordo com um estudo realizado por Furnas, o fenômeno das águas quentes ocorre devido a características geológicas e topográficas bastante particulares da região. Isso porque as águas são aquecidas pelo calor das camadas mais profundas do interior da Terra.

No subsolo da região se encontra muito xisto e quartzito, minerais constituídos por camadas impermeáveis. O xisto é uma formação rochosa mais plástica, ou seja, mais moldável pelas forças exteriores. Já o quartzito é uma rocha mais rígida, sob pressão, permitindo a formação de grandes conjuntos de fraturas. Nessas fraturas de quartzito as águas termais encontram as condições ideais para se formarem.

Caldas Novas Rio Quente lary di lua (10)

Com a infiltração da água da chuva no topo das Serras de Caldas e da Matinha, a água quente, confinada sob as camadas de xisto e quartzito, fica submetida a uma pressão muito grande. Essa água se infiltra por fraturas que atravessam os xistos, interligando a superfície do solo aos quartzitos, permitindo, assim, que a água quente aflore naturalmente.

Essa água sob pressão também pode ser captada antes de “brotar”, através de bombas instaladas em poços, principalmente de hotéis e clubes da cidade.

Caldas Novas Rio Quente lary di lua (21)
Caldas Novas Rio Quente lary di lua (22)

Fotos: Laryssa Machado
Fonte: Caldas Web, Wikipedia, Super Interessante

Conheça um pouco do Hot Park nesse vídeo que eu gravei em agosto de 2013.

5 comentários em “Caldas Novas, paraíso das águas quente em Goiás

  1. Show de bola sua pesquisa e seu artigo. Sou caldasnovense e fiquei muito feliz e impressionado com sua postagem a respeito da nossa cidade. Muito obrigado e seja sempre muito bem vinda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo