Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua te ajuda a planejar todas as etapas de sua viagem, desde a tirar passaporte até o que fazer em diversos lugares. Dicas de Viagem e Roteiros

Conhecendo patrimônios de Vitória através do Projeto Visitar

Catedral Metropolitana de Vitória

Uma forma legal e gratuita de conhecer o Centro Histórico de Vitória é através do Projeto Visitar.

Assim que sai do Convento da Penha, em Vila Velha, peguei o ônibus rumo ao Teatro Carlos Gomes, localizado no Centro Histórico de Vitória. O Teatro é um dos sete patrimônios culturais da cidade que podem ser visitados através do Projeto Visitar Vitória. Como ele estava fechado (eu já tinha sido informada pelo email que recebi do projeto, mas esqueci completamente). Saí de lá e segui à pé para a Catedral Metropolitana de Vitória. Cheguei na Catedral e a monitora estava acabando de começar sua explicação para dois rapazes, e aproveitei para me juntar à eles. Assista ao vlog em Vitória aqui.

Patrimônios históricos de Vitória

Projeto Visitar Vitória - Lary Di Lua
Catedral de Vitória

A primeira Matriz da cidade foi a Igreja Nossa Senhora da Vitória, que tinha um estilo colonial e começou a ser construída em 1551, quando a cidade ainda se chamava Vila Nova. Então com a criação da Diocese do Espírito Santo, em 1895, e a nomeação do primeiro bispo, Dom João Batista Correia Néri, a igreja recebeu o título de Catedral. Com isso, o número de fiéis aumentou e ela foi ficando pequena. Por isso, em 1918 decidem demoli-la e construir uma bem maior no local. Hoje a Catedral, que tem estilo eclético, destaca-se por uma imponência e seus lindos vitrais.

Projeto Visitar Vitória - Lary Di Lua

O ponto alto da visita, em minha opinião, foi visitar a sala onde fica a Relíquia de 2º Grau do Papa João Paulo (objetos utilizado por ele) e a de 1ª Grau (ossos) de uma freira que está em processo de canonização. Relíquias, para a igreja católica, são objetos ou partes do corpo de um santo ou personagem sagrado preservado. Na sala também há esculturas que datam de 1500 aproximadamente, trazidas de Portugal.

Igreja de São Gonçalo

Saindo dali visitei o Palácio Anchieta (tema do próximo post) e posteriormente a Igreja de São Gonçalo, a igreja dos pardos, que também faz parte do Projeto Visitar.  Conhecida como a igreja dos casamentos duradouros, a Igreja de São Gonçalo Garcia é feita de pedra e cal, e terminou de ser construída em 1766. Anteriormente havia no local uma capela consagrada a Nossa Senhora do Amparo e Boa Morte, mas em 1715 foi solicitado ao bispo da época a permissão para se construir um novo templo.

Projeto Visitar Vitória

O Projeto Visitar Vitória visa apresentar o Centro Histórico da cidade para os capixabas e turistas. Dessa forma, sete patrimônios históricos que contam com monitoria interna, são eles: Teatro Carlos Gomes, Igreja do Rosário, Catedral Metropolitana de Vitória, Capela de Santa Luzia, Convento São Francisco, Igreja de São Gonçalo e Convento do Carmo.

Você pode fazer o circuito à pé, pois eles são bem próximos um do outro. Para visitar todos os patrimônios você levará em média 3h a 4h. Eu não consegui visitar todos, pois já cheguei na cidade por volta das 17h, além disso a Capela Santa Luzia e o Teatro Carlos Gomes estavam fechados para obras de manutenção e reparo. O Projeto Visitar Vitória funciona de quarta a domingo, das 13h às 17h. Se você está indo com um grupo grande (com mais de dez pessoas é preciso agendar através do email visitar@correio1.vitoria.es.gov.br).

Projeto Visitar Vitória - Lary Di Lua
Igreja de São Gonçalo

E vocês, já conhecem Vitória? ficaram com vontade de conhecer depois deste post ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo