Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua te ajuda a planejar todas as etapas de sua viagem, desde a tirar passaporte até o que fazer em diversos lugares. Dicas de Viagem e Roteiros

Conhecendo o artesão Flávio Teles

artesão Flávio Teles Ceará lary di lua (5)
Flávio Teles é um artesão e escultor do Ceará, que desenvolve um trabalho exclusivo a partir de materiais naturais. Segundo o artesão, que iniciou seus trabalhos à 20 anos de forma autodidata, a experiência de produzir cada peça é única e particular. Flávio, que hoje atua como integrante do programa “Mestres de Ofício” do Bacharelado em Belas Artes da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), teve seu primeiro contato direto com a área de Moda após ministrar a disciplina de Design de Calçados na Faculdade Ateneu-FATE.
artesão Flávio Teles Ceará lary di lua (6)
Chico em pele
artesão Flávio Teles Ceará lary di lua (7)
Dos Cantos de Anjos Infantis que Chegam Querubins

 

De acordo com Flávio Teles, o processo de criação do trabalho se inicia com a definição de um conceito, que é representado no Croqui. A etapa seguinte é a escolha do material primário para a construção da peça, depois do secundário como forro, linhas de costura, ferragens e outros. O artesão utiliza elementos naturais como matéria-prima. “Trabalho com o material natural, pois este me dá a oportunidade de pigmentá-lo de forma que a peça tenha uma cor exclusiva e particular. Os materiais para acabamento são feitos por mim em misturas e solventes, de maneira que intensifique a genuinidade do trabalho final. Todas as peças que apresento nesse espaço virtual foram produtos de encomendas particulares de maneira que a experiência em construí-las foi experimentada uma e particularmente única vez”, explicou Flávio Teles.

artesão Flávio Teles Ceará lary di lua (3)
Uma Estética Entre Tempos: O couro feito à mão
Biografia
Pesquisador da Milenar Arte e Ofício do Couro · Fortaleza Escultor e Mestre em História e Culturas Pelo Mestrado em História e Culturas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Flávio também já participou como pesquisador e colaborador do Núcleo de Pesquisa do Museu de Arte Contemporânea do Estado do Ceará (MAC).
artesão Flávio Teles Ceará lary di lua (4)
Trabalho laborioso, completamente feito à mão, combinando requinte e resistência, explorando o tempo e a forma no espaço. Detalhes repuxados da simbologia Medjai
Reconhecido mundialmente por seu trabalho, Flávio Teles já participou e participa de exposições não só no Brasil, mas também em Cabo Verde e Israel. A primeiro exposição que expôs seu trabalho foi no 1º Salão de Produção e Talento Artesanal no Náutico Atlético Cearense, em 1994. Onze anos depois, Flávio Teles participou da Feira Internacional de Cabo Verde, e no ano seguinte, em 2006, da XXXI Edição Feira Internacional de Arte e Artesanato em Jerusalém/Israel. Em 2007 ele participou da IX Exposição de Objetos de Decoração Brasileira – Casa Cor Ceará. No ano seguinte ele esteve presente na Maison & Object-Paris/França.
artesão Flávio Teles Ceará lary di lua (2)
Simbologia modejave
Flávio Teles também ministrou diversos cursos e participou de vários seminários sobre a história e profissionalização do artesão. Em 2011, ele foi premiado como Mestre das Artes e Ofício do Couro no Edital das Artes-2011, realizado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza-SECULTFOR.
 artesão Flávio Teles Ceará lary di lua (1)
Estou encantada com o trabalho do Flávio, e vocês  ?

5 comentários em “Conhecendo o artesão Flávio Teles

  1. Lindo o trabalho do artista, os desenhos no couro são cheios de significados e minuciosamente detalhados achei lindo e mistico!!! Gostei!!!

  2. Nossa Lary, eu particularmente não gosto de peças nesse couro estilo Lampião (hahaha) mas o talento dele é inegável! Gente, como pode??? É muito detalhezinho! Adorei saber mais sobre ele. Beijos!

    gabigoulart.com

  3. boa tarde Flávio,

    Coleciono imagens de Aparecida e não tenho esta em couro, você confecciona? Se sim quais tamanhos e se tiver fotos, gostaria de poder contar com seu trabalho em minha coleção. Aguardo retorno, Sandra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo