Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua te ajuda a planejar todas as etapas de sua viagem, desde a tirar passaporte até o que fazer em diversos lugares. Dicas de Viagem e Roteiros

O halloween surgiu há 1745 anos e tem origem na festa pagã dos povo Celtas

Celebrado entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, o “Halloween” teve origem há 1745 anos, e derivou do escocês “Allhallow-even” (véspera de Todos os Santos).  

Halloween tem origem na festa pagã dos Celtas lary di lua

Halloween: origem

O Halloween, de origem pagã, derivou da celebração celta chamada Samhain, realizada para cultuar os mortos. No entanto, a invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 aC.) acabou mesclando a cultura latina com a celta. No final do século II, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades, principalmente por ser transmitida oralmente de geração em geração.   

As festividades do Samhain eram celebradas entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Dessa forma, a “festa dos mortos” era uma das datas mais importantes, pois celebrava o que para os cristãos seriam “o céu e a terra” (conceitos que só chegaram com o cristianismo).

Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. Além disso, para eles, os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.   

Durante a Idade Média, a festa foi condenada na Europa, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

Assim, com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).   Eram denominadas bruxas,  as mulheres que possuíam domínio de ervas medicinais para a cura de enfermidades. Elas foram perseguidas e acusadas de feitiçaria ou bruxaria e, consequentemente, foram assassinadas pela prática de suas crendices e cultura.  

O zumbi Billy e o Max – Hocus Pocus  

Família Weasley    

Leia mais:
Filmes sobre Bruxa para assistir no Halloween
Decoração de Halloween
Especial de Halloween: A Garota da Capa Vermelha

2 comentários em “O halloween surgiu há 1745 anos e tem origem na festa pagã dos povo Celtas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo