Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua inspira você a viajar mais e a viver experiências transformadoras, por meio de planejamento de viagens, história e dicas de lugares e de Goiânia

Cinco museus brasileiros para conhecer após a pandemia

Cinco museus brasileiros para conhecer após a pandemia lary di lua
Pablo Picasso. Busto de homem (o atleta), 1909 Foto: Laryssa Machado

Existem mais de 3,5 mil museus brasileiros, de acordo com o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). São museus que ajudam a contar a história do país, de seus costumes e suas tradições, bem como museus de ciência, que levantam discussões sobre o futuro do planeta, de novas tecnologias, de arte, entre outros.

São Paulo é o estado com o maior número de museus. De acordo com um levantamento do governo, em 2010 eram 517. 

A seguir, conheça cinco museus brasileiros para conhecer após a pandemia.

Museus brasileiros

MASP- São Paulo, SP

Cinco museus brasileiros para conhecer após a pandemia lary di lua
Foto: Laryssa Machado

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, localizado na Avenida Paulista, é um dos cartões postais da cidade. Inaugurado em 1968, esse museu brasileiro foi idealizado por Chateaubriand e projetado por Lina Bo Bardi. Seu acervo possui cerca de 8 mil peças, entre elas obras de Van Gogh, Anita Malfatti, Edgar Degas, Monet, Paul Cézanne, Picasso, Manet, Renoir, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, entre outros artistas renomados. 

Museu do Amanhã – Rio de Janeiro, RJ

Foto: Laryssa Machado

Localizado na Zona Portuária do Rio, o Museu do Amanhã apresenta a formação da terra até os dias atuais, levantando a reflexão sobre os desafios que a humanidade terá que enfrentar nos próximos anos. Além disso, a mostra principais e as itinerárias sempre procuram propor soluções a partir de perspectivas sustentáveis,. Ele foi inaugurado em dezembro de 2015 pela Prefeitura do Rio de Janeiro. 

Museu da Inconfidência – Ouro Preto, MG

Foto: Laryssa Machado

Palco de um dos principais movimentos sociais do Brasil, Ouro Preto é uma cidade cheia de história e coisas para fazer, como visitar o Museu da Inconfidência, instalado na a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica. O local resgata não só a memória da Inconfidência Mineira, mas também do Ciclo do Ouro, do século XVIII. Nesse museu brasileiro estão os restos mortais dos 16 inconfidentes e a declaração original da condenação de Tiradentes.

Pinacoteca de São Paulo, SP

Foto: Laryssa Machado

Inaugurado em 1905, a Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos museus brasileiros mais importantes do país. Com foco na produção brasileira do século XIX até os dias atuais, seu acervo, de 11 mil peças, conta com obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti,Cândido Portinari, Almeida Júnior, Di Cavalcanti, Antônio Parreiras e Benedito Calixto. Além disso, a Pinacoteca também visa dialogar com as culturas do mundo, promovendo exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais.

Inhotim – Brumadinho/MG

O Instituto De Arte Contemporânea E Jardim Botânico, Inhotim, é o maior centro de arte livre da América Latina. Ele começou a ser idealizado ainda na década de 80, mas só foi fundado em 2002 como uma instituição sem fins lucrativos para conservar, expor e produzir trabalhos contemporâneos de arte. Além disso, o Inhotim também desenvolve ações educativas e sociais. No Instituto, a paisagem e as instalações se misturam, envolvendo ainda mais o visitante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo