Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua inspira você a viajar mais e a viver experiências transformadoras, por meio de planejamento de viagens, história e dicas de lugares e de Goiânia

Com movimentos sinuosos, Dança do Ventre existe desde a antiguidade

dança do ventre lary di lua

A Dança do Ventre é uma dança que surgiu em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional, datada entre 7000 e 5000 a.C. Há registrados no Antigo Egito, Babilônia, Mesopotâmia, Índia, Pérsia e Grécia. 

De acordo com alguns registros, quando os árabes invadiram o Egito, eles se apropriaram da Dança do Ventre e a disseminaram para o resto do mundo. A expressão dança do ventre surgiu na França, em 1893.

Movimentos da dança do ventre      

A dança tinha como objetivo preparar a mulher através de ritos religiosos dedicados a deusas, para se tornarem mães. Dessa forma, é composta por movimentos ondulatórios, que envolvem todo o corpo, além de vibrações e batidas de quadril.

Com esses movimentos sinuosos, as mulheres reverenciavam a fertilidade, celebravam a vida, além de fazer referência á vida gerada no ventre da mulher, daí o nome. Contudo, por conter traços sensuais, a dança chegou a ser excluída de países árabes mais conservadores.

Dança nos dias atuais

Hoje a Dança do Ventre é praticada pelo seu caráter cultural , artístico e até profissional. Nós países árabes, a dança ainda é transmitida de geração para geração. No Ocidente é vista como uma dança sensual e cheia de benefícios para os corpos, levando muitas mulheres a pratica-la.

Benefícios da dança

De acordo com uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), a dança do ventre conecta a mulher com energias positivas, ao trabalhar as fragilidades e resgatar a identidade feminina.

Ademais, ela regula o metabolismo, ao movimentar os músculos do ventre, trabalha sete pontos energéticos do corpo: básico, sexual, emocional, cardíaco, laríngeo, intuitivo e coronário, e firma o abdômen, podendo queimar entre 300 e 400 calorias em uma aula.       

dança do ventre lary di lua

Um comentário em “Com movimentos sinuosos, Dança do Ventre existe desde a antiguidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo