Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua te ajuda a planejar todas as etapas de sua viagem, desde a tirar passaporte até o que fazer em diversos lugares. Dicas de Viagem e Roteiros

Seguro viagem é obrigatório? Entenda as regras para Europa, América do Sul e outros destinos

Viajar é uma das experiências mais transformadoras que podemos viver — mas também exige planejamento e responsabilidade. Um dos itens que muita gente ainda deixa para a última hora é o seguro viagem, que pode ser obrigatório (dependendo do destino) e é essencial em qualquer roteiro internacional.

Neste post, explico o que é, quais coberturas básicas ele oferece e as regras para os principais destinos dos brasileiros.

O que é o seguro viagem obrigatório e o que ele cobre

O seguro viagem é um serviço que garante assistência médica e hospitalar em caso de imprevistos durante uma viagem, além de outras coberturas que variam conforme o plano contratado. Em alguns países é obrigatório contratar esse serviço e apresentar na imigração. Portanto, as coberturas básicas geralmente incluem:

  • Despesas médicas e hospitalares por acidente ou doença;
  • Traslado médico e repatriação sanitária;
  • Indenização por morte acidental ou invalidez;
  • Extravio de bagagem;
  • Atrasos ou cancelamentos de voo;
  • Assistência jurídica e farmacêutica em alguns casos.

Mesmo quando não é obrigatório, o seguro viagem é altamente recomendado. Afinal, um simples atendimento médico no exterior pode custar centenas — ou até milhares — de dólares.

Regras para a Europa -seguro viagem obrigatório

Os países que compõem o Espaço Schengen exigem, desde 1985, que turistas apresentem um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares. Essa regra vale para praticamente todos os destinos europeus mais procurados, como Itália, França, Espanha, Alemanha, Portugal e Malta.

Inclusive, eu precisei acionar o seguro na minha primeira vez na Europa, durante meu intercâmbio em Malta. Era agosto de 2022, na flexibilização da pandemia e comecei a espirrar e a tossir muito. Portanto, preferi procurar um atendimento médico — e o seguro foi essencial. Fui atendida rapidamente, sem custos adicionais, e percebi o quanto estar protegida faz diferença quando estamos longe de casa. Era só uma gripe alérgica, mas poderia ser algo pior.

Regras para a América do Sul

Os países da América do Sul não exigem oficialmente o seguro viagem para turistas brasileiros, mas ele continua sendo indispensável. Mesmo que o Tratado de Mercosul permita a entrada apenas com o RG em alguns países, isso não garante atendimento médico gratuito.

Em destinos como Argentina, Chile e Uruguai, o custo de consultas e internações é alto. Por isso, ter um seguro é a melhor forma de viajar com tranquilidade — principalmente para quem vai praticar esportes, esquiar ou explorar regiões mais afastadas. Eu mesma contratei o seguro quando fui para Santiago no ano passado. Me sinto muito mais segura e protegida, principalmente porque a viagem teria passeios na neve.

Regras para os Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o seguro viagem não é obrigatório, mas é fortemente recomendado. O sistema de saúde americano é um dos mais caros do mundo — uma simples consulta pode custar mais de 300 dólares, e uma internação chega facilmente a milhares.

Ter um bom seguro com ampla cobertura é essencial, especialmente em viagens longas, de lazer ou de estudo. Escolha um plano com cobertura mínima de 60 mil dólares para garantir atendimento de qualidade sem surpresas.

Sempre viajei sozinha para os Estados Unidos, em 2018 para a Califórnia e em 2025 para Nova York, e em ambas contratei o seguro. Não precisei usar, mas me sinto mais segura quando contrato.

Regras para a Ásia – o seguro viagem é obrigatório?

Na Ásia, as exigências variam conforme o país. Tailândia e Nepal, por exemplo, pedem comprovação de seguro viagem com cobertura mínima para despesas médicas. Já destinos como Japão, Indonésia e Filipinas não exigem o documento, mas, assim como nos EUA, o custo hospitalar é alto e poucos profissionais falam inglês.

Vale sempre verificar as regras antes de viajar e escolher um plano que cubra doenças tropicais, acidentes e repatriação sanitária.

Promoção de outubro da Real Seguro Viagem

Eu sempre coto o meu seguro viagem com a Real Seguro Viagem, uma cotadora parceira que reúne as melhores seguradoras do mercado e facilita a comparação de planos e preços.

E neste mês de outubro, a Real está com duas promoções incríveis:

Sorteio 1 — Mala de bordo + Kit de Viagem Infantil
Todos que adquirirem um seguro viagem com a Real, independente da cobertura, até 31/10/2025, e preencherem o formulário enviado após a compra até 01/11/2025, concorrem a dois sorteios (dois ganhadores diferentes).

O sorteio será realizado em 03/11/2025 e divulgado no Instagram da Real.

seguro viagem obrigatório real seguro
lary di lua

Sorteio 2 — Viajantes pelo Mundo
Os 300 primeiros clientes que comprarem um seguro Premium (a partir de 100.000 DMH) até 17/10/2025 e preencherem o formulário receberão um número para o sorteio “Viajantes pelo Mundo”, da Viajantes da Sorte. O prêmio? 7 diárias com acompanhante, passagens aéreas de ida e volta de qualquer lugar do Brasil e até R$ 20.000,00 de ajuda de custo!

São mais de 30 destinos à escolha, incluindo Alasca, Maldivas, Austrália, Rússia, Bali, Islândia, Havaí, Egito, Orlando, Patagônia e Jericoacoara.

Viajar protegido é fundamental — e se ainda dá para concorrer a prêmios incríveis, melhor ainda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Voltar ao topo