Di Lua | Inspirando você a viajar mais e viver experiências transformadoras

O Blog Di Lua inspira você a viajar mais e a viver experiências transformadoras, por meio de planejamento de viagens, história e dicas de lugares e de Goiânia

Goiânia: Conheça o Museu Zoroastro Artiaga

Há vários museus em Goiânia, mas a maioria da população sequer conhece. Um deles é o Zoroastro Artiaga, museu que conta a história de Goiás e sua  diversidade cultural através de seu acervo. O Museu, cujo prédio é em Art Deco, está localizado na Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira (Praça Cívica), considerada marco inicial da construção da capital, ao mesmo tempo que é sede do governo e do Centro Administrativo.

Museu Zoroastro Artiaga

O Museu Zoroastro Artiaga foi fundado em 6 de Fevereiro de 1946 e conta com um acervo sobre a história da terra, formação geopolítica de Goiás, fósseis, pré-história, arqueologia e mineração colonial. O nome presta homenagem ao primeiro diretor do museu, o professor Zoroastro Artiaga, que permaneceu na direção até 1957. De 1964 a 1971, Zoroastro foi responsável para caracterização do museu.

As primeiras coleções do Zoroastro Artiaga foram formadas a partir do acervo da Exposição Permanente de Goiás (Escola Técnica de Goiás, 1942, *atual IFG), e outros objetos  que retratavam a cultura e a história do estado, doados por Acari dos Passos de Oliveira, Joaquim Machado Araújo, Orlando Ribeiro e Zoroastro Artiaga. Com o passar dos anos, novas peças foram agregadas às coleções do museu.

Acervos 

O acervo do Zorostaro Artiaga descreve a história da terra e pré-história (com imagens e fósseis). Além disso, apresenta a mineração colonial, transformação do território goiano, navegação do Araguaia, arte sacra, imprensa goiana, entre outros. Ademais, o museu também conta com uma ala dedicada à acervos dos povos indígenas que ocupavam o território goiano, além de peças e artigos das principais festas religiosas do estado, como as Congadas de Catalão e as Cavalhadas de Pirenópolis.

O Museu Zoroastro Artiaga funciona de terça-feira à sexta-feira, das 9:00 às 17 horas. E aos sábados, Domingos e Feriados, das 9:00 às 15:00 horas. A entrada é gratuita

Vocês gostam de visitar museus? já visitou algum aí na sua cidade?

Salve esse post no Pinterest

4 comentários em “Goiânia: Conheça o Museu Zoroastro Artiaga

  1. Na verdade é até um tanto preocupante o quanto a gente deixa as coisas importantes da nossa cidade sem atenção, né? Fui em Goiânia no Villa Mix e foi super corrido, aí não tive tempo, mas com certeza quero ir um dia pra conhecer mais! Moro em Brasília, nunca fui no Museu do Memorial JK e fui uma vez só, à uns 6 anos, no Museu da República, e é super da hora, rolam exposições diferentes sempre. Esse ano vou tentar dar uma atenção à mais pra essas coisas!

    1. Oii Gabrielle, pois é. Se nós que temos essa consciência ficamos em falta com os museus, imagina quem não tem?. Fui duas vezes no Rio de Janeiro e não fui no Museu Nacional, imagina a tristeza que eu não senti com o incêndio lá ;( Precisamos fazer nossa parte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo