Colocar atrações gratuitas em seu roteiro por Nova York é uma estratégia para não gastar tanto na viagem.De parques suspensos a museus com entrada livre, passando por mirantes naturais com vistas deslumbrantes do skyline, dá para viver a cidade intensamente sem comprometer o orçamento.
Eu estive em Nova York em maio e fiz bastante coisa em 5 dias, a maioria gratuitas. Portanto, neste post, separei algumas das melhores atrações da Big Apple que eu visitei.
1. High Line
Caminhar por um parque suspenso com jardins, arte contemporânea e vista para o Rio Hudson é uma atividade legal para ser fazer na cidade. Isso porque a High Line foi construída sobre uma antiga linha de trem elevada.
O passeio é super fotogênico e ainda conecta bairros como Chelsea, Meatpacking District e Hudson Yards. Separe parte do seu dia para conhecer essa região. Portanto, se você for fã de Friends ou de Sex and The City, saiba que o apartamento da Mônica e da Carry ficam no Chelsea.
2. DUMBO e Brooklyn Bridge Park
Um dos melhores lugares para ver o skyline de Manhattan é do Brooklyn, mais precisamente da região de DUMBO (Down Under the Manhattan Bridge Overpass). A vista da ponte do Brooklyn com os arranha-céus ao fundo é simplesmente icônica — e rende fotos incríveis!
Além disso, do Brooklyn Bridge Park, um parque à beira do East River, você tem uma vista panorâmica de Manhattan. Sem contar na parte de gramado para fazer piquenique, pista de caminhada, píeres e até uma pequena praia chamada Pebble Beach, perfeita para relaxar e contemplar.
Isso tudo sem falar na possibilidade de cruzar a Brooklyn Bridge, que é uma das atrações gratuitas em Nova York mais icônica. A travessia oferece vistas espetaculares do skyline e é ainda mais bonita no pôr do sol.
3. Atrações gratuitas em Nova York – Central Park
O Central Park é o pulmão verde de Manhattan e abriga dezenas de atrações gratuitas: a estátua da Alice no País das Maravilhas, o Belvedere Castle, o Bethesda Terrace (alô fãs de Gossip Girls) e até um carrossel centenário. Dessa forma, é um lugar perfeito para um piquenique, uma caminhada ou simplesmente para observar a vida nova-iorquina acontecendo ao redor.
Eu fui ao Central Park em um domingo ensolarado e amei a experiência. O parque estava bem cheio, mas nem isso tirou seu encanto.
4. Times Square
A Times Square é parada obrigatória, nem que seja só uma vez durante sua viagem à Nova York (eu mesma amei). As luzes, os telões gigantes e a energia caótica fazem dela uma experiência única — e gratuita.
Tente ir ao local durante ko dia e também à noite, para sentir o “coração” pulsante de Nova York.
5. Staten Island Ferry para ver a Estátua da Liberdade gratuitamente
Agora, se você que ver a Estátua da Liberdade de pertinho, mas sem pagar nada pegue o Staten Island Ferry! O ferry é gratuito e sai do Whitehall Terminal, no sul de Manhattan. Durante o trajeto de ida e volta, você terá uma vista privilegiada da estátua, do porto e do skyline de Nova York. O passeio leva cerca de 25 minutos por trecho e funciona 24h por dia, com saídas frequentes.
Veja o vlog que fiz do meu passeio à Staten Island aqui.
6. Biblioteca Pública e Bryant Park
Ao lado uma da outra, a Biblioteca Pública de Nova York e o Bryant Park são duas atrações gratuitas de Nova York que você precisa conhecer. A biblioteca é um marco histórico da cidade e está situada na Quinta Avenida com a 42nd Street. Sua fachada neoclássica é marcada por leões de mármore, e seu interior impressiona com salões grandiosos, como a famosa Rose Main Reading Room, com longas mesas de madeira, lustres elegantes e um teto pintado que parece o céu.
Já o parque é um refúgio charmoso entre os prédios altos, perfeito para sentar e tomar um café. No verão, o Bryant Park oferece diversas atividades, também gratuitas, que vão desde aulas de yoga até shows musicais.
7. Little Island e Pier 57
A poucos passos da High Line, o Pier 57 oferece uma área com vista panorâmica do rio e skyline. Isso porque ele foi totalmente revitalizado recentemente e conta com um rooftop público com gramado e vista para o pôr do sol, o espaço abriga também o Market 57, uma praça de alimentação multicultural com opções deliciosas.
Do lado, está a Little Island, uma ilha flutuante artificial sobre o Rio Hudson, conectada ao continente por passarelas. O local abriga jardins exuberantes, áreas para piquenique, mirantes e um anfiteatro que recebe apresentações musicais e culturais gratuitas.
8. Museu Nacional do Indigena Americano
Localizado bem próximo do Touro da Wall Street e do Battery Park, esse museu gratuito é dedicado às culturas indígenas das Américas. No belíssimo edifício histórico, o antigo Custom House, o espaço apresenta exposições riquíssimas sobre a arte, espiritualidade, costumes e história dos povos nativos, com peças que vão desde a América do Norte até a América do Sul.
9. Chelsea Market (para passear!)
Apesar de ser um mercado gastronômico, o passeio pelo Chelsea Market é gratuito e delicioso — literalmente. Mesmo que você não compre nada, vale a pena explorar as lojinhas, observar a arquitetura e curtir o clima animado.
10. Museu de Arte Folk Americana
Este museu, localizado bem perto do Lincoln Center e do Central Park, também é uma das atrações gratuitas em Nova York. Ele é dedicado à arte popular e tradicional dos Estados Unidos e das Américas de uma forma geral. Portanto, apresenta obras feitas por artistas autodidatas, incluindo colchas, esculturas, pinturas e objetos históricos.
Quando estive no museu, estava acontecendo uma exposição de uma artista brasileira que fazia “quadros de lã”. É uma parada cultural interessante e fora do circuito turístico tradicional. Madalena Santos Reinbolt: Uma Cabeça Cheia de Planetas reunia 42 obras têxteis e pinturas a óleo da artista e foi sua primeira exposição fora do Brasil.
Nova York – Dicas Finais
Portanto, é possível sim conhecer Nova York sem gastar muito. O segredo é planejar bem o roteiro, explorar os bairros a pé e se permitir descobrir a cidade com calma.
Ahh, e mesmo que não seja obrigatório ter um seguro viagem, eu recomendo fortemente que você adquira um. Eu sempre contrato o meu com a Real Seguro, uma cotadora que trabalha com as melhores apólices do mercado.
Além de terem um ótimo suporte, os clientes ainda concorrem a diversos prêmios mensalmente. Os clientes que contratarem um seguro até o dia 30/06, podem ganhar um par de mala de bordo (serão dois ganhadores).
Já os 300 primeiros clientes que adquirirem um seguro viagem com cobertura premium na Real (a partir de 100.000 dólares DMH) até o dia 30/06/2025 receberão um número para o sorteio Viajantes pelo Mundo da Viajantes de Sorte + até R$ 20.000,00 para gastar em uma viagem pelo Brasil. O ganhador escolhe o destino.
Ahh, e eu me hospedei no Hi New York City, um hostel incrível localizado no Upper West Side.